massa com ricotta e molho de manteiga e limão, um jantar especial para celebrar a chegada do fim de semana

    E também porque merecemos, não acha? Depois de uma semana de trabalho, nada melhor de que fazer um jantar assim acompanhado por uma deliciosa garrafa de vinho. Esta receita do blog Half Baked Harvest é facílima e só demora 20 minutos a fazer, o que é tudo o que precisamos a uma sexta-feira à noite.

    A massa, além de ficar deliciosa com a ricotta batida, tem ainda um crocante e picante pão ralado panko por cima que lhe dá um toque divinal. Já cheira a fim de semana na Mansão Mistério!

    Só precisa de ter em casa azeite extra virgem, pão ralado panko, alcaparras, piripíri, massa capellini, sal e pimenta preta, manteiga com sal, um limão cortado às rodelas sem caroços, manjericão fresco picado, uma courgette ou abóbora amarela cortada em fatias muito fininhas, alho picado, tomilho fresco e queijo ricotta batido.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    20-Minute-Lemon-Butter-Pasta-with-Ricotta-and-Spicy-Breadcrumbs-1.jpg

     

    Aqueça uma frigideira grande em lume médio. Junte o azeite, o pão ralado panko, as alcaparras e o piripíri. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até o panko ficar tostado e crocante e as alcaparras fritas, durante cerca de 4 minutos. Retire o panko da frigideira e tempere com sal.

    Enquanto isso, ferva uma panela grande com água e sal e coza a massa al dente, seguindo as indicações da embalagem. Escorra.

    Entretanto, volte a colocar a frigideira em lume médio alto. Junte duas colheres de sopa de manteiga e as rodelas de limão. Sele o limão até ficar caramelizado, durante cerca de um minuto em cada lado. Retire o limão da frigideira. Pique as rodelas de limão e misture-as com o manjericão.

    Junte agora, na frigideira, o resto da manteiga, a courgette ou a abóbora, o alho picado e o tomilho. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos e retire do lume. Junte a massa à frigideira e metade da mistura do limão com o manjericão.

    Divida a ricotta batida pelos pratos que vai servir. Junte a massa, decore com o panko tostado e a mistura de limão e manjericão. Envolva a massa no queijo e… delicie-se!

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *