mousse de chocolate com azeite extra-virgem, uma receita que faz bem à sua saúde

    Não revire já os olhos! Juro que não estou a exagerar. O meu querido Marido Mistério já tinha partilhado aqui que o chocolate preto e o azeite juntos fazem maravilhas à saúde. Uma equipa de cientistas chegou à conclusão que esta combinação de ingredientes reduz o risco de enfartes e diminui a tensão arterial. Ora isso é tudo o que eu precisava de ouvir para pedir ao meu querido Ele para fazer esta receita que descobri no blog Williams-Sonoma.

    Nesta versão, o azeite substitui as típicas natas, dando-lhe um sabor único e exótico.

    Ele só vai precisar de chocolate semi-amargo picado, 3 gemas e 2 claras de ovo, azeite extra-virgem, água quente, sal, cremor tártaro, açúcar, natas gordas, açúcar de confeiteiro e raspas de chocolate para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    nov-16-Chocolate-Mousse-with-Olive-Oil.jpg

     

    Comece por derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Deixe arrefecer ligeiramente e misture as gemas de ovo, o azeite, a água quente e o sal até obter uma massa homogénea.

    Numa taça à parte, bata as claras em castelo, acrescentando antes, primeiro o cremor tártaro e, depois, o açúcar. Misture 1/3 da mistura das claras em castelo com a de chocolate até deixar de ver pedaços brancos. Só depois é que junta o resto das claras e mistura até ficar bem envolvida.

    Divida a mousse por 4 a 6 taças ou copos de vidro, tape e leve ao frigorífico durante pelo menos quatro horas ou, melhor ainda, durante a noite.

    Entretanto, bata as natas com o açúcar de confeiteiro para fazer o chantilly. Decore cada taça de mousse com uma colher de chantilly e raspas de chocolate. Sirva logo!

     

    Um ótimo e delicioso fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: williams-sonoma

    Um comentário em “mousse de chocolate com azeite extra-virgem, uma receita que faz bem à sua saúde

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *