Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

mousse de chocolate com azeite extra-virgem, uma receita que faz bem à sua saúde

Não revire já os olhos! Juro que não estou a exagerar. O meu querido Marido Mistério já tinha partilhado aqui que o chocolate preto e o azeite juntos fazem maravilhas à saúde. Uma equipa de cientistas chegou à conclusão que esta combinação de ingredientes reduz o risco de enfartes e diminui a tensão arterial. Ora isso é tudo o que eu precisava de ouvir para pedir ao meu querido Ele para fazer esta receita que descobri no blog Williams-Sonoma.

Nesta versão, o azeite substitui as típicas natas, dando-lhe um sabor único e exótico.

Ele só vai precisar de chocolate semi-amargo picado, 3 gemas e 2 claras de ovo, azeite extra-virgem, água quente, sal, cremor tártaro, açúcar, natas gordas, açúcar de confeiteiro e raspas de chocolate para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

nov-16-Chocolate-Mousse-with-Olive-Oil.jpg

 

Comece por derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Deixe arrefecer ligeiramente e misture as gemas de ovo, o azeite, a água quente e o sal até obter uma massa homogénea.

Numa taça à parte, bata as claras em castelo, acrescentando antes, primeiro o cremor tártaro e, depois, o açúcar. Misture 1/3 da mistura das claras em castelo com a de chocolate até deixar de ver pedaços brancos. Só depois é que junta o resto das claras e mistura até ficar bem envolvida.

Divida a mousse por 4 a 6 taças ou copos de vidro, tape e leve ao frigorífico durante pelo menos quatro horas ou, melhor ainda, durante a noite.

Entretanto, bata as natas com o açúcar de confeiteiro para fazer o chantilly. Decore cada taça de mousse com uma colher de chantilly e raspas de chocolate. Sirva logo!

 

Um ótimo e delicioso fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: williams-sonoma

1 comentário

Comentar post