muffins de morango e iogurte grego sem açúcar, o lanche saudável para toda a semana

    Só há uma vantagem nestes domingos de Junho em que ainda não está calor suficiente para nos mudarmos de casa às costas para a praia: poder passar o dia a fazer deliciosos bolos que duram toda a semana. E essa é a grande maravilha dos muffins – como são feitos em doses individuais, dá para serem cozinhados no domingo e comidos dia-a-dia.

    É exactamente isso que vou fazer hoje: preparar os nossos lanches semanais com uma deliciosa e saudável receita do fantástico blog Cookie and Kate. Trata-se de uns irresistíveis muffins de morango sem açúcar que têm uma suave e macia massa feita com farinha integral e iogurte grego.

    Para preparar esta maravilha, só vou precisar de farinha integral, flocos de aveia, fermento, bicarbonato de sódio, sal, azeite, xarope de ácer, ovos, iogurte grego, extracto de baunilha (eu não vou usar) e morangos maduros cortados em pedaços. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    healthy-strawberry-muffins-550x824.jpg

     

    Numa taça, misture a farinha integral com os flocos de aveia, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra taça, bata os ovos com o azeite e o xarope de ácer. Junte-lhes o iogurte grego e o extracto de baunilha (se o usar) até ficar tudo bem ligado.

    Agora deite esta massa para dentro da taça onde estão os ingredientes secos e misture tudo muito bem. Adicione os morangos em pedaços e envolva-os na massa. Divida a massa por uma forma para 12 muffins, untada com spray de cozinha. Espalhe mais uns flocos de aveia por cima de cada muffin (também pode polvilhar com açúcar, mas aí lá se vai a dieta) e leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 19 a 22 minutos.

    Já está. A massa vai ficar leve e macia e, ao cozerem no forno, os morangos vão libertar aquele sumo divinal por todo o bolo. O melhor é começar a comê-los logo e, se sobrarem, guarde-os para os próximos dias. Quinta-feira já é feriado outra vez e fazemos uma nova fornada.

     

    Uns óptimos muffins para si onde quer que os morangos estejam,

    Ele

     

    receita e foto: cookie and kate

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *