muffins saudáveis de mirtilos com iogurte grego, um pequeno-almoço que vai querer levar para o trabalho

    São de facto irresistíveis. E porquê saudáveis? Deve estar a perguntar-se. Porque são feitos com farinha integral, logo têm mais fibras e são mais ricos em nutrientes. Depois, são adoçados com mel ou xarope de ácer. Finalmente, em vez de natas, esta receita do blog Cookie and Kate leva iogurte grego, o que significa mais proteína e menos gordura. Pois é. É assim que me convenço que posso comer esta maravilha apesar de estar de dieta. Ok. Eu sei que, lá por ser saudável, não quer dizer que emagreça. Mas responda-me lá com sinceridade: qual é a comida, comida mesmo (estou a falar de comida não de água) que emagrece? Pois, por isso, do mal o menos, não é verdade?

    Para fazer estes muffins deliciosos, vai precisar de farinha integral, fermento, bicarbonato de sódio, sal, canela (opcional), óleo de coco derretido ou azeite extra-virgem, mel ou xarope de ácer, ovos, iogurte grego, extrato de baunilha, mirtilos e açúcar mascavado (opcional).

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 muffins, espreite aqui a receita original.

    healthy-blueberry-muffins.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma para 12 muffins com spray de cozinha ou óleo de coco.

    Numa taça grande, misture a farinha integral com o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Mexa bem.

    Noutra taça, junte o óleo de coco ou o azeite com o mel ou o xarope de ácer e misture. Acrescente os ovos e mexa bem. A seguir, junte o iogurte grego e o extrato de baunilha. Misture. Se o óleo de coco solidificar em contacto com os ingredientes frios, aqueça a mistura no micro-ondas com intervalos de 30 segundos.

    Junte os ingredientes líquidos aos secos e mexa com uma colher de pau.

    Numa taça pequena, misture os mirtilos com uma colher de chá de farinha para evitar que eles se afundem na forma. Depois, junte os mirtilos à massa que deverá ficar espessa.

    Divida a massa, com a ajuda de uma colher de gelado, pelas 12 formas e espalhe um pouco de açúcar mascavado no topo de cada um, se gostar. Eu não vou pôr!

    Leve ao forno durante 22 a 24 minutos ou até os muffins ficarem dourados.

    Espere que os muffins arrefeçam e, se for preciso, solte-os das formas com a ajuda de uma faca. Depois de os experimentar, conte-me se conseguiu parar de comer…

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cookie and kate

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *