Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

novidade! novidade! abriu o sandeman chiado, um bar com cocktails de vinho do porto e comida do chef do cantina 32

Captura de ecrã 2016-06-03, às 16.41.11.png

Estou com palpitações. O meu batimento cardíaco acelerou, os olhos esbugalharam-se e a minha boca transformou-se nas cataratas do Niagara. Não estou assim por causa da nova carta por pontos que tanto agitou o país, estou assim por causa da nova carta de cocktails que vai agitar o Chiado.

O The Sandeman Chiado abriu esta semana e é um bar especializado em Vinho do Porto. E que também tem petiscos. E comida mais a sério. E uma carta feita pelo chef Luís Américo, o responsável pelo sucesso do Cantina 32, no Porto, e por aquele que é um dos melhores e mais originais cheesecakes que estas papilas gustativas já experimentaram (e que pode conhecer mais detalhadamente aqui).

 

Captura de ecrã 2016-06-03, às 16.43.37.png

Mas, como dizia o esquartejador, vamos por partes. O The Sandeman Chiado abriu num espaço moderno no Largo Rafael Bordalo Pinheiro. Com uma decoração em tons de castanho, amarelo torrado e dourado, tem arcos nos tectos, mesas de madeira e talvez uma ligeira obsessão por espelhos, o que transforma este espaço quase numa zona de diversões da defunta Feira Popular.

Captura de ecrã 2016-06-03, às 16.40.39.png

Mas o que para aqui interessa não é o espaço, é a bebida. E essa é fundamental. A base de tudo é o Vinho do Porto. É ele que está disponível de todas as formas e feitos na carta de vinhos. E é ele que está também na base dos mais originais cocktails. Desde os tradicionais – como a sangria com Vinho do Porto ou a caipirinha com Vinho do Porto branco – até aos mais recentes, como o Honey, I'm Don, inspirado na figura de capa negra que é a imagem da Sandeman. 

E é com estes cocktails ou com a carta de Vinhos do Porto que pode acompanhar um petisco ou uma refeição mais substancial. A ementa, criada por Luís Américo, tem tábuas de queijos e enchidos, saladas, sanduíches e tostas de rosbife, mozzarella e salmão. Ou, então, pratos mais trabalhados, com pregado, vieiras, línguas de bacalhau, foie gras, rosbife ou alheira. Também há cevadottos (risottos feitos com cevada), feijoada de pernil ou arroz de pregado e camarão. 

Captura de ecrã 2016-06-03, às 16.42.57.png

Como sobremesas, eu estou dividido entre o pão-de-ló com Queijo da Serra, doce de ovos, redução de Vinho do Porto e gelado de canela ou a torta de Laranja com espuma de tawny e hortelã. E, se ainda tiver fome, pode acompanhar o café com umas trufas de chocolate e Vinho do Porto.

Eu, francamente, ainda não sei do que é que ainda estou à espera para ir experimentar isto.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o Vinho do Porto esteja,

Ele

 

fotos: josé campos / the sandeman chiado

 

1 comentário

Comentar post