Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o almoço perfeito para o verão: salada de figos recheados com queijo de cabra e vinagrete de mel

Esta receita é como um Carnaval sem quarta-feira de cinzas. Quando me põem à frente uma salada que tem figos eu já começo a salivar. E então se esses figos estiverem recheados com queijo de cabra derretido, eu entro num estado de excitação ao nível do José Castelo Branco em dia de manicure.

Quem preparou esta verdadeira delícia foi o meu querido e prendado Marido Mistério. No fim de semana passado, eu resolvi juntar umas amigas cá em casa para um almoço, só porque sim. E Ele não descansou enquanto não encontrou uma salada para eu arrasar e deixar as minhas amigas de boca aberta. Deixou tudo pronto, pegou nas crianças e foi para a praia, enquanto eu me deliciava com esta maravilha (eu sei, o meu Marido Mistério é um sonho, não é?).

Convidei umas amigas (sem maridos e afins, claro, que nós também precisamos de descanso) e juntámo-nos para celebrar o início do verão à volta desta fantástica salada de figos e meloa (e de umas garrafinhas de vinho também...).

O melhor de tudo é que os figos vão ao forno recheados com o queijo de cabra e enrolados em fatias de pancetta (ou de presunto) muito fininhas, por isso o queijo derrete-se e mistura-se com o doce do figo caramelizado e com a gordura da pancetta. Por cima, leva um viciante vinagrete de mel. Mas o melhor de tudo é que é uma receita facílima de fazer (sim, Ele também não teve assim tanto trabalho!).

Figos 4.jpg

 

Ingredientes

  • 150 g de queijo de cabra
  • 1 colher de sopa de tomilho picado
  • 1 colher de sopa de cebolinho picado
  • 6 a 8 figos frescos
  • 1/2 meloa em bolinhas
  • 1/2 meloa cantaloupe em bolinhas
  • 6 a 8 fatias fininhas de pancetta (ou presunto)

Para o molho vinagrete

  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de chá de mel
  • Manjericão picado
  • Hortelã picada

 

Comece por fazer o vinagrete. Misture o azeite com o vinagre balsâmico. Depois vá acrescentando o mel até ficar ao seu gosto – se for preciso, acrescente mais mel. Termine com flor de sal e as ervas aromáticas picadas. Misture tudo e deixe apurar durante cerca de meia hora.

Agora, trate dos figos. Misture o queijo de cabra com as ervas aromáticas. Abra os figos em quatro sem os cortar até ao fim. Recheie cada figo com cerca de uma colher de sopa do queijo de cabra. Enrole as fatias de pancetta (ou presunto) à volta dos figos, para não os deixar abrir demasiado e coloque-os em cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 minutos só para o queijo derreter.

Sirva os figos num prato, por cima de uns canónigos e com umas bolinhas das duas meloas à volta. Tempere tudo com o vinagrete de mel e aproveite bem. Afinal, programas sem maridos nem filhos não são todos os dias.

 

Leia ainda:

 

Um ótimo almoço!

Ela

 

foto: bárbara tomaz/me at the kitchen para casal mistério