o bolo de chocolate perfeito para o confinamento leva apenas 5 ingredientes (e nenhum é farinha)

    Além de ser facílimo de preparar, este bolo de chocolate tem o interior húmido e molhadinho. O segredo está no azeite e na ausência da farinha. Esta maravilha é feita com amêndoas e azeite virgem extra, o que lhe dá uma consistência única. Escolha o melhor azeite que tiver em casa e tem metade do seu bolo pronto.

    A receita é da espectacular revista House & Garden e tem o mínimo de ingredientes possível para não o obrigar a ir para o supermercado num fim-de-semana de recolher obrigatório. Só vai precisar do básico que existe em qualquer despensa: chocolate com 70% de cacau, azeite virgem extra, açúcar fino para bolos, amêndoas trituradas e ovos com as gemas e as claras separadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    9447d9c9bea011b7864439fd0e92c764.jpg

     

    Comece por colocar uma taça média ao lume, em banho-maria. Derreta o chocolate. Depois acrescente o azeite e mexa. Adicione dois terços do açúcar e mexa até este se dissolver.

    Pode retirar agora a taça da água quente. Misture-lhe as amêndoas trituradas, uma pitada de flor de sal e as gemas dos ovos.

    Noutra taça, bata as claras com um terço do açúcar que sobrou. Quando estas deixarem de estar transparentes, junte outro terço do açúcar e continue a bater. Assim que tiverem aumentado de volume, adicione o resto do açúcar sem parar de bater até ficarem em castelo.

    Envolva uma colher de sopa das claras em castelo no chocolate derretido, com a ajuda de uma espátula. Envolva depois o resto com cuidado para não perder o volume.

    Espalhe este creme por cima de uma forma, untada e forrada com papel vegetal, com o fundo amovível e cerca de 20 cm de diâmetro. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos. Quando um palito espetado no centro sair limpo, o seu bolo está pronto.

    Deixe o bolo arrefecer e desinsuflar um pouco antes de o desenformar (é normal que o topo rache). Sirva com açúcar de confeiteiro espalhado por cima. Com esta chuva lá fora, não há nada que saiba melhor do que um bolo de chocolate delicioso.

     

    Um óptimo bolo para si onde quer que o chocolate esteja,

    Ele

     

    receita e foto: house & garden

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *