Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o brinner ideal para acabar o dia de hoje: ovos no forno com salmão fumado e ervilhas

Hoje é provavelmente o dia mais Marcelo Rebelo de Sousa do ano. É aquele dia em que temos de fazer um prato especial para o jantar, mas já estamos cheios do almoço. Em que ainda estamos em festa, mas já estamos em detox. Em que precisamos de um prato refinado, mas também light. Basicamente, é um dia em que temos de agradar a toda a gente. Ou seja, é um dia de brinner.

E é aí que entra esta fabulosa receita da fantástica revista Delicious: uns faustosos ovos cocotte com salmão fumado e iogurte grego. Na verdade, a receita original é com natas, mas eu vou substituí-las por um cremoso e bem mais saudável iogurte grego.

Além do iogurte grego natural, vou precisar de ovos, salmão fumado, alho francês, ervilhas congeladas, tomilho fresco, raspas de um limão e manteiga. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

462039-1-eng-GB_eggs-en-cocotte-470x540.jpg

 

Comece por untar quatro ramequins ou taças individuais que possam ir ao forno. Depois, só precisa de saltear o alho francês, cortado em fatias fininhas, juntamente com o tomilho, numa frigideira com a manteiga derretida. Deixe cozinhar durante cerca de dez minutos, até o alho francês ficar macio. Junte as ervilhas, o iogurte grego e as raspas de limão e tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Divida dois terços desta mistura pelos ramequins. Cubra com o salmão fumado às fatias e deite um ovo cru para dentro de cada ramequim. Termine com o resto da mistura de iogurte grego no topo e coloque os ramequins num tabuleiro alto com água a ferver até metade da altura dos ramequins. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos.

Aí tem o seu brinner: tanto podia dar para um brunch como dá para um dinner mais leve. E tem um aspecto requintado, não tem? Quem diria que se faz esta delícia em pouco mais de meia hora?

 

Um óptimo domingo de Páscoa para si onde quer que o jantar esteja,

Ele

 

receita e foto: delicious magazine