o doce perfeito para o verão: mousse de lima só com 5 ingredientes

    Tem cara de caipirinha, mas é uma sobremesa deliciosa e facílima de fazer. Quando vi esta fabulosa receita no fantástico site Food52, o meu coração começou a palpitar como se fosse o bombo da banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. A lima é das minhas frutas preferidas no Verão: seja dentro de um copo com cachaça, num jarro de sangria ou numa sobremesa gelada. O seu sabor ácido e fresco tem tudo a ver com um dia de praia e calor.

    Depois, há a consistência: este doce consegue juntar aquela suave cremosidade de uma mousse com o toque crocante de um crumble tostado. É absolutamente divinal. Parece um cheesecake, mas é uma simples mousse de lima.

    É por tudo isto que este ano já decidi adoptar esta fabulosa mousse de lima como a minha sobremesa preferida. Além de ficar pronta em poucos minutos, só leva cinco simples e modestos ingredientes: natas gordas, bolachas digestive (a receita original é com Graham Crackers mas é difícil encontrá-las em Portugal), açúcar, manteiga sem sal e limas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    a424eac5-3b13-496c-a952-8fa306bee92a--2018-0417_lime-posset-with-graham-cracker-crumble_3x2_rocky-luten_030.jpg

     

    Primeiro, comece por fazer o crumble. Pique as bolachas, num liquidificador ou no robô de cozinha. Depois, misture-lhes três colheres de sopa de açúcar e uma pitada de flor de sal. Finalmente, junte a manteiga cortada em cubos e pique tudo até ficar misturado. Espalhe bem o crumble por um prato, com a ajuda das mãos, e leve-o ao congelador. Quando o crumble estiver firme, coloque-o num tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 15 a 20 minutos, mexendo a meio. 

    Enquanto o crumble estiver a tostar, deite as natas com o açúcar e as raspas de lima para dentro de uma panela bem grande. Leve ao lume forte. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver durante cinco minutos, mexendo sempre – cuidado para não deixar as natas saírem para fora da panela. Desligue o lume e misture o sumo de lima espremido e mais uma pitada de flor de sal. Deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.

    Para servir, coloque uma camada de crumble no fundo de cada taça e a mousse por cima. Termine com mais um pouco de crumble espalhado pelo topo e umas raspas de lima. Vai ver como o crumble crocante, misturado com a mousse cremosa, é verdadeiramente irresistível.

     

    Uma óptima mousse para si onde quer que a lima esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

    10 comentários em “o doce perfeito para o verão: mousse de lima só com 5 ingredientes

    1. “Natas gordas”, qual é a percentagem de gordura? São as normais com 30% ou existem natas em Portugal com mais teor de gordura?

    2. Olá! O link indicado para sabermos as quantidades de cada ingrediente não apresenta resultados. É possível indicarem as quantidades? Obrigada!

    3. Bom dia

      Antes de mais, as nossas desculpas pelo atraso na resposta, mas são tantas as solicitações que nem sempre conseguimos responder logo. Nós não publicamos as receitas completas por uma questão de respeito para com os autores das receitas. Tentamos descrevê-las ao máximo, para facilitar a vida aos nossos leitores, mas deixamos quase sempre as quantidades para consulta no site original. Normalmente é isso que os autores das receitas nos pedem e nós procuramos respeitar a sua vontade. Esperamos que compreenda.

      Obrigado,

      Casal Mistério

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *