o gin mais caro (e mais surreal) do ano

    – Boa noite.

    – Boa noite, eu vou querer um gin. Tem meias doses?

    – Ha, ha… como nós costumamos dizer, nesta área meias só nos pés.

    Bem-vindo ao Hotel Grande Real Villa Itália, em Cascais. Tal como o nome pomposo indica, estamos perante um hotel de luxo, com uma piscina fantástica e uma vista deslumbrante para o mar. O terraço tem serviço de bar e a carta de gins é prometedora com uma oferta de águas tónicas que vai da Fever Tree Premium Indian à 1724. A própria ementa sugere as melhores combinações entre as marcas de gin e as marcas de tónica. E propõe uma requintada selecção de botânicos para cada gin. Tudo aqui é do mais profissional e exclusivo que existe. Até que…

    Belvedere-Ristorante-Grande-Real-Villa-Italia-Hote

     

    …Até que temos o primeiro contacto com a realidade: o serviço de 5 estrelas do hotel. 

    – Então vou querer um gin Ish com zimbro, laranja e limão, se faz favor.

    – Com certeza.

    – E, para acompanhar, traz-me umas amêndoas, por favor?

    – Amêndoas não temos.

    – E cajús?

    – Também não.

    – E batatas fritas?

    – Também não. Só temos uma mistura de aperitivos (o que pode ser traduzido para uma mistura com meia dúzia de amendoins, muito milho frito e umas favas secas daquelas que se vendem nos sacos gigantes de aperitivos do Lidl).

    Nesta altura, a minha querida e prezada Mulher Mistério já revirava os olhos perante os faustosos 16 euros que se apresentavam na ementa, ao lado do gin, sem qualquer tipo de pudor. De facto, por esse preço conseguia quase comprar dois gins em alguns bons bares de Lisboa. Mas, no Grande Real Villa Itália, é preciso ter em conta que pagamos a varanda espectacular, a vista maravilhosa para o mar, o sentido de humor apurado do empregado (capaz de fazer trocadilhos inovadores com meias) e a água tónica Fever Tree Indian que se anunciava na ementa.

    Perante tudo isto, recostei-me na cadeira e comecei a mentalizar-me. Ao longo dos 15 minutos de espera, tive tempo para me mentalizar e para reflectir um pouco sobre o futuro da Humanidade. Até que…

    20160917_200350_Richtone(HDR) (1).jpg

    …Até que vi o empregado aproximar-se com o meu gin e uma garrafa de Schweppes original – que é como quem diz aquela Schweppes amarela que é vendida a 69 cêntimos nos hipermercados. Pensei que pudesse haver algum engano ou que o empregado fosse dar alguma explicação. Mas não. Aproximou-se, serviu o gin, serviu a água tónica e preparava-se para sair, quando eu me enchi de coragem e perguntei:

    – Peço desculpa, mas o gin Ish não é servido com Fever Tree?

    – Ah, sim, mas infelizmente não temos mais Fever Tree.

    – E 1724, tem?

    – Não, não temos águas tónicas premium.

    – Mas, na ementa, diz que é servido com tónica premium, não é?

    – É, mas hoje o que temos é só Schweppes normal.

    – Mas o preço é o mesmo?

    – É, sim. Mas olhe que esta Schweppes é uma óptima tónica.

    Belvedere-Ristorante-Grande-Real-Villa-Italia-Hote

    Antes de mais, agradeço a competente defesa que o empregado de mesa fez da Schweppes, mas seria bom ter em conta que, no Continente, a água tónica Schweppes normal custa €2,79 o litro, enquanto um litro de Fever Tree sai por €8,36. É só qualquer coisa como o triplo do preço. 

    Por isso, mesmo que o Grande Real Villa Itália considere a tónica Schweppes normal uma maravilha da natureza não lhe ficaria mal duas coisas: primeiro avisar os clientes quando não há Fever Tree, em vez de deixar estes descobrirem por si só que lhes estão a servir uma tónica de uma gama mais baixa; depois fazer um pequeno ajuste ao preço do gin cada vez que decidem servir alguma coisa mais barata do que aquilo que está na ementa. 

     

    Um óptimo gin para si onde quer que a Fever Tree esteja,

    Ele

     

    fotos: grande real villa itália; casal mistério

     

    Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.

    13 comentários em “o gin mais caro (e mais surreal) do ano

    1. Obrigado pela informação, é mesmo assim turismo de qualidade, para incautos.
      Era o que a ASAE devia fazer quando fecha e aplica multas a estabelecimentos, era identificar os mesmos, assim prevenia futuros clientes serem “burlados”.

    2. Bem o que tenho a comentar ,e assim que se destrói empresas vendendo gato por lebre e de quem e a culpa? Vossa nossa que o admitimos se fosse comigo começava por pagar a seguir identificava me como cidadão e pedia a presença do director da unidade ou o representante do mesmo para informado do que estava acontecer porque por vezes o responsável não sabe o que se passa caso não fosse o meu pedido não fosse satisfeito ou a atitude não fosse a mais correta pediria o tal livro de reclamações pois e para isso que existe o livro ,depois então dava a conhecer o que me tinha acontecido, não esperando nada em troca dessa unidade hoteleira simplesmente usufruir um serviço digno para o qual estou a pagar não discutindo se e barato ou caro .

    3. Caros mistérios, duas palavras para vocês no que toca à água tónica. San Pellegrino. Fever tree ainda vai, mas 1724? Kórror (adequado à zona).

    4. Sinceramente, não percebo como não chamaram o responsável e, consoante a resposta, pedir o livro de reclamações. Uma coisa é um mau serviço, outra é gozarem com o cliente.

    5. Sinceramente, não percebo como não chamaram o responsável e, consoante a resposta, pedir o livro de reclamações. O que sucedeu ultrapassou um “mero” mau serviço, estão a gozar com o cliente.

    6. De facto só se admira quem nunca foi ai Villa Italia, porque é tudo e sempre assim desde um simples pastel de nata passando pela água tónica e acabando no brunch. Nunca nada é o que está anunciado, há sempre uma desculpa esfarrapada e depois os preços são um verdadeiro assalto
      .

    7. Faz parte do atendimento SUI GENERIS de Cascais. É lamentável que isto aconteça, se vou a mero bar (não digo isto de forma desprestigiante) se não me apresentam as águas tónicas que têm, perfeitamente normal que isto aconteça, agora num hotel de 5estrelas em que indicam possuir águas tónicas premium, onde pago mais exactamente por isto, e fazem isto????? Já o Vestigius (se não estou em erro) na carta apresentam os valores mediante o tipo de tónica que se escolher, é verdade que os Gins não são propriamente baratos, mas das vezes que lá fui não só os empregados de mesa foram irrepreensíveis, como os gins estão sempre “impec”.

    8. Pelo que vejo, nenhum de vocês percebe ou trabalha em Hotelaria. (Mistérios e comentadores) Porque se assim o fizessem, deixavam a vossa prepotência de lado, bebiam a p*** da bebida, iam embora e nunca mais lá voltavam. Que é o que as pessoas decentes fazem… Por acaso, a melhor tónica para misturas é a tal amarelinha, tudo o resto é fogo de vista (marketing)…Mas lá está, hoje em dia, everyone follows…Whatever, o vosso blog seria perfeito, se se limitassem a ser concisos e sem adições românticas. Louvo-vos a “imparcialidade” e a ideia, de resto, no more comments….Safa-vos o facto do rapaz que vos atendeu, estar muito “verde”, porque se não estivesse, não fazia o comentário das meias (inexplicável para um 5*) e contornava o facto da tónica não ser a da carta…Mas isso é problema dele…De resto, continuem mas deixem-se de tretas…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *