o jantar mais fácil do mês: noodles de arroz com camarão e molho de coco para fazer em dez minutos

    Há coisas inevitáveis nas nossas vidas: Vladimir Putin será sempre Presidente da Rússia e a terça-feira será sempre um dia de camarão ao jantar. Não há nada a fazer. A vida é assim e não há volta a dar.

    Cá em casa, vivemos numa democracia consolidada como a russa e, perante os desejos da minha querida Mulher Mistério, resta-me uma de duas opções: ou deixar crescer a barba e transformar-me no José Milhazes da cozinha ou fazer o jantar de camarão que Ela sugere. 

    Pelo menos hoje, vou largar o meu sotaque transmontano e optar pela segunda opção. E por isso vou fazer uma fabulosa receita do sempre genial site Bon Appétit que junta uns carnudos camarões com uns fantásticos noodles de arroz. Já sei, noodles de arroz engordam, não é? Mas pode sempre substituí-los pela hiper-dietética massa konjac e saltar alegremente para cima da balança.

    Além dos noodles e do camarão, só vou precisar de leite de coco sem açúcar, sumo de lima espremido no momento, molho de peixe, chalotas picadas, azeite, pepino laminado, agrião, coentros, amendoins tostados esmagados e malagueta às fatias. A receita original também leva açúcar mascavado mas, se eu não quero passar o resto dos meus dias na Sibéria por atentado contra a dieta Dela, acho que é melhor não usar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    rice-noodles-with-shrimp-and-coconut-lime-dressing.jpg

     

    A beleza desta receita é a facilidade com que fica pronta. Tudo o que vai precisar é de bater à mão, numa taça, o leite de coco com o sumo de lima, o molho de peixe, as chalotas picadas e o açúcar mascavado (se usar). Vá juntando gradualmente o azeite enquanto continua a bater até ficar tudo bem ligado.

    Enquanto prepara o molho, pode cozer os noodles e o camarão em separado. Atenção que o camarão coze apenas num ou dois minutos. O melhor é tirá-lo da água mal começar a ficar cor-de-rosa senão perde a graça toda.

    Para acabar, só precisa de juntar tudo: os noodles cozidos com o camarão, o pepino, o agrião, os coentros e dois terços do molho. Espalhe por cima os amendoins tostados e partidos em pedaços e a malagueta. E finalize com o resto do molho. 

    Está a ver jantar mais simples do que este? E fica bom quente ou frio.

     

    Um óptimo camarão para si onde quer que o Vladimir Putin esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon appétit

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *