o jantar perfeito de última hora: lombos de bacalhau enrolados em presunto crocante

    Uma mulher que não tenha sempre em casa um rolo da massa e um lombo de bacalhau não é uma boa portuguesa. Apesar de nunca ter pegado no rolo da massa senão para correr atrás dos nossos queridos Filhos Mistério cada vez que fazem asneiras, acho que foi o primeiro utensílio de cozinha que Ela comprou cá para casa.

    O mesmo acontece com os lombos de bacalhau. É o primeiro ingrediente que Ela compra quando vai ao supermercado. Pode não fazer ideia de como cozinhá-lo mas a minha querida Mulher Mistério adora servi-lo. E devorá-lo. Quer seja em jantares de família ou em festas de amigos. E, de facto, os lombos de bacalhau são perfeitos para qualquer situação. Especialmente quando já estão demolhados e prontos a cozinhar.

    bacalhau com presunto II.jpg

    Foi por isso que não hesitámos um segundo antes de aceitarmos fazer uma parceria com a Riberalves para criar várias receitas com os seus deliciosos e altíssimos lombos de bacalhau prontos a cozinhar.

    A nossa última invenção foram estes maravilhosos lombos enrolados em presunto crocante. Ficam prontos em 20 minutos e são divinais: crocantes por fora e ultra-macios por dentro. Só precisa de ter uns lombos de bacalhau saborosos e bem altos como estes.

     

    ribeiralves bacalhau presunto.jpg

    Ingredientes

    Para 4 pessoas

    • 4 lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar
    • 8-12 fatias de presunto fininho dependendo do tamanho das fatias
    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • 2 dentes de alho picados
    • 400 g de espinafres baby
    • 2 colheres de sopa de alcaparras
    • 2 colheres de chá de sumo de limão espremido no momento
    • Raspas de 1 limão

     

    Seque os lombos de bacalhau com papel de cozinha e deixe-os atingir a temperatura ambiente. Volte a secá-los com papel de cozinha e tempere-os com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

    Enrole os lombos de bacalhau em fatias de presunto de forma a cobri-los totalmente. Dependendo do tamanho das fatias, poderá precisar de mais presunto.

    Derreta a manteiga numa frigideira, em lume médio, e cozinhe os lombos de bacalhau durante cerca de 10 minutos de cada lado, até ficarem prontos, com as lascas suculentas a separarem-se.

    ribeiralves bacalhau presunto-8.jpg

    Enquanto prepara os espinafres, coloque os lombos de bacalhau em cima de uma grelha – assim a gordura vai escorrer e o presunto ficará mais crocante.

    Aloire o alho picado na mesma frigideira, acrescente os espinafres baby, o sumo de limão e as alcaparras e salteie durante um a dois minutos. Termine com as raspas de limão por cima. Sirva os lombos de bacalhau sobre a cama de espinafres baby. E delicie-se sem culpas. Mais fácil e saudável é difícil.

     

    Uns óptimos lombos de bacalhau para si onde quer que o presunto esteja,
    Ele

     

    fotos: bárbara tomaz foodstyling para o casal mistério

     

    Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *