Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o jantar perfeito para quem não gosta de lavar a loiça: camarão com quinoa, uma receita que não suja nada (nem uma panela)

Esta é uma receita feita a pensar na minha querida e pouco prendada Mulher Mistério. E nos meus queridos e muito acomodados Filhos Mistério. E em mim próprio. Para dizer a verdade, é uma receita feita a pensar em todas as pessoas que odeiam lavar a loiça (ou seja, 99% da população mundial na plenitude das suas faculdades mentais).

Está a ver todas aquelas receitas que eu incansavelmente persigo e que só sujam uma panela? Ou um tacho? Ou um prato? Esqueça. Agora entrámos numa nova galáxia: a das receitas que não sujam nem uma panela. Nem um tacho. Nem um prato. É comida que voa directamente do forno para a goela. Não acredita? Então veja lá esta estrondosa receita do fantástico site The Kitchn.

Tudo o que vai precisar é de azeite, quinoa vermelha, camarão grande sem casca, courgette, milho, pimentos, feijão verde fininho e arranjado e caldo de legumes. A receita original sugere também abóbora mas eu não vou usar. Para o molho, separe iogurte grego, sumo de limão espremido no momento, uma chalota picada, um dente de alho picado mas sem a parte do meio e salsa fresca picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

dd8813cb9787a9afae5bf27bb2f519439ab4ef33.jpeg

 

Tire para fora uma faca e um garfo e feche os armários à chave, porque a ideia é não sujar nada. Vai precisar de separar 16 folhas de papel de alumínio (com cerca de 40 cm de comprimento) e de juntá-las duas a duas, de forma a ficar com 8 folhas duplas. Pincele o fundo de cada folha dupla com azeite, para a comida não agarrar, e coloque por cima cerca de 40 g de quinoa vermelha crua. Espalhe o camarão por cima da quinoa, depois os vegetais e finalmente o caldo de legumes. 

Dobre as folhas duplas de papel de alumínio, de forma a fechá-las bem. Coloque os "embrulhos" sobre a grelha e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos, até a quinoa ficar cozida. A receita original sugere cozinhar no churrasco, mas eu prefiro o forno.

Enquanto a comida cozinha, misture todos os ingredientes para o molho dentro da embalagem de iogurte (isto é que é não sujar nada, hã?). Depois é só abrir os pacotes de quinoa, colocar o molho por cima e comer à vontade. É ou não é uma grande ideia para quem não está para lavar a loiça?

 

Leia ainda:

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o detergente esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn