o melhor bolo-rei de lisboa, com mais de mil votos, é…

    12118864_981100825280436_4416191807490528109_n.jpg

    Vamos dizer isto com muito cuidado para não trasnformarmos o nosso bolo-rei numa nova Miss Colômbia: o vencedor é… a Confeitaria Nacional. Depois de uma semana de votação, a pastelaria de Lisboa ganhou a eleição do Casal Mistério com quase 70% dos votos dos leitores, contra 31,9% da Garrett, no Estoril.

    Os dois finalistas foram encontrados através de uma prova-cega de cinco bolos-reis realizada pelo júri mais exigente do país: José Avillez, o único chef português com duas estrelas Michelin; e a Marta, que, como quase todas as crianças de 10 anos, odeia bolo-rei.

     

     

    Primeiro, nós escolhemos os nossos cinco bolos-reis preferidos da Grande Lisboa: o da Garrett, no Estoril; o do Careca, no Restelo; o da Confeitaria Nacional, na Praça da Figueira; o da Aloma, em Campo de Ourique; e o da Versailles, na Avenida da República. Depois, juntámos estes cinco bolos-reis numa prova cega feita pelo nosso ultra-exigente júri (e que pode rever aqui). Os jurados sabiam quais os bolos-reis que estavam à prova mas não sabiam qual era cada um. Durante mais de uma hora, provaram todos os bolos, cheiraram e sentiram a textura. José Avillez avaliou-os um a um, a Marta limitou-se a tomar nota dos que gostava menos e daquele que passava.

    IMG_0718.JPG

    No final, o chef do Belcanto elegeu o bolo-rei da Garrett, pela sua textura, pelo sabor, pela qualidade das frutas cristalizadas e pela quantidade de frutos secos. A Marta preferiu o da Confeitaria Nacional. Os dois finalistas foram, então colocados a votação no site do Casal Mistério. As urnas fecharam à meia-noite de ontem com 1.509 votos no total, naquela que foi uma das maiores votações de que há memória na história da gastronomia lisboeta.

    IMG_0737.JPG

    No final, a Confeitaria Nacional ganhou destacadíssimamente, com 1.015 votos contra 476 votos da Garrett. Não há dúvidas nem confusões tipo Miss Universo. O vencedor está encontrado e coroado.

    Agora, já sabe o que é que há-de encomendar para o seu Dia de Reis. Porque a dieta só começa no dia 7 de Janeiro… Até lá, é aproveitar.

     

    Um óptimo bolo-rei para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    coordenação e produção: joana herédia

    imagem, som e edição: antinome

    decoração: francisca lima mayer-design

    agradecimentos: isabel e miguel almeida; rita lage

    3 comentários em “o melhor bolo-rei de lisboa, com mais de mil votos, é…

    1. o preço é um roubo e o bolo rei não é nada de especial, o da pastelaria Vitoria até ao ano passado era bem melhor, mas este ano está fraco

    2. PÉSSIM0!! 0 PI0R B0L0 QUE PR0VEI. EU S0U MUIT0 EXIGENTE C0 TUD0 QUE DIZ RESPEIT0 A B0A C0ZINHA e D0ÇARIA E S0U INSUSPEITA, NÃ0 S0U D0 RAM0 S0U SIMPLESMENTE UMA APRECIAD0RA E F0I UMA DESILUSÃ0………

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *