Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o melhor remédio para uma segunda-feira: uma lasanha para fazer em 15 minutos numa caneca

Cá em casa segunda-feira é um dia de depressão gastronómica. Não estou a falar das depressões associadas ao anticiclone dos Açores, estou a falar das depressões de início de semana, início de trabalho, início de aulas e início de despertadores insuportáveis a tocarem às 7h da manhã. É este o meu estado de espírito, já para não falar de que, daqui a 30 dias, estaremos com as folhas das árvores a cair e castanhas a assar na rua (esta parte das castanhas não é má de todo...). Isto tudo para dizer que segunda-feira é aquele dia em que prefiro ser atropelado pelo abdómen do novo comentador do Benfica, na TVI24, do que passar mais de 16 minutos enfiado na cozinha. E digo 16 minutos porque descobri esta maravilhosa receita do ainda mais maravilhoso blog Healthy Nibbles and Bits que está pronta em apenas 15 minutos. Com outra vantagem: suja só uma caneca por pessoa.

Spinach-Ricotta-Lasagna-In-A-Mug-3.jpg

 

Ingredientes

Por caneca

  • 1/2 folha de massa de lasanha
  • 75 g de espinafres baby cortados
  • 1/4 de pimento amarelo cortado
  • 1/4 de chávena de queijo ricotta
  • 3 folhas grandes de manjericão picadas
  • 1/4 de colher de chá de flor de sal
  • 1/8 de colher de chá de alho em pó
  • 6 colheres de sopa de molho de tomate
  • 1/3 de chávena de mozarela ralada

 

Corte a meia folha de massa ao meio e depois corte cada metade em dois. Coloque as fatias de massa numa taça cobertas por água muito quente, acabada de ferver, e deixe-as de lado enquanto prepara o resto. Ponha as folhas de espinafres numa caneca, tapada com película aderente. Faça uns furos na película e leve a caneca ao microondas durante um minuto. 

Retire as folhas de espinafres e, enquanto arrefecem, rale a mozarela. Misture os espinafres com o ricotta, a pimenta, o alho em pó e o sal. Coloque de parte. 

Agora é só juntar tudo. Ponha duas colheres de sopa do molho de tomate no fundo da caneca, uma folha de massa por cima, um pouco de espinafres, duas colheres de sopa de mozarela, outra fatia de massa, mais duas colheres de sopa de molho de tomate, espinafres, mozarela, massa e assim sucessivamente. Acabe com uma fatia de massa, um pouco de mozarela por cima e o manjericão picado. Leve ao microondas durante um minuto e meio e retire quando a mozarela estiver totalmente derretida. Se for preciso, volte a colocar no microondas por períodos de 15 segundos, confirmando quando é que o queijo está derretido.

Sirva e sente-se à frente da televisão: segunda-feira é para a desgraça.

 

Um bom jantar para si onde quer que o seu humor esteja (o meu só volta na sexta...),

Ele

 

receita e foto: healthy nibbles and bitts

2 comentários

Comentar post