Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o meu mais recente vício saudável: granola crocante de trigo sarraceno

Chama-se trigo sarraceno ou trigo mourisco mas na verdade não é trigo, é uma semente da família da quinoa. É cada vez mais venerado pelos nutricionistas porque, além de ser uma poderosa fonte de energia sem glúten, tem inúmeros benefícios para a saúde. Muito utilizado nas dietas macrobióticas, vegetarianas ou hipocalóricas, eu tinha de experimentar. Eu sei. Sou uma experimentalista. Uma empirista das dietas.

No outro dia, por exemplo, bebi leite de trigo sarraceno e confesso que só me apeteceu vomitar, mas já esta receita de granola da Donna Hay levou-me ao céu.

Nutritivo, energético e saboroso, o trigo sarraceno é ideal para celíacos porque não tem glúten. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, é rico em ferro e vitaminas do grupo B, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, tem propriedades anti-inflamatórias, contribui para a diminuição da massa gorda no organismo e para um baixo nível de colesterol, entre outros benefícios. Mau! É um alimento ou é um remédio?? É as duas coisas o que é uma maravilha…

E para fazer esta receita deliciosa, crocante e saudável, só vai precisar de trigo sarraceno cru, amêndoas picadas, sementes de abóbora, sumo de limão, sementes de sésamo e de chia, arandos secos picados, gengibre em pó, xarope de ácer, óleo de coco derretido, leite e mirtilos para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

crunchy_buckwheat_granola.jpg

 

Coloque o trigo sarraceno, as amêndoas, as sementes de abóbora e o sumo de limão numa taça, cubra com água e deixe no frigorífico durante a noite.

No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 150º C. Escorra a mistura de trigo sarraceno e coloque-a numa taça maior juntamente com as sementes de sésamo e de chia, os arandos, o gengibre, o xarope de ácer e o óleo de coco. Misture bem e espalhe por um ou dois tabuleiros próprios para ir ao forno forrados com papel vegetal.

Leve ao forno, agitando os tabuleiros de vez em quando, durante 45 a 50 minutos, até a granola ficar com um aspeto dourado e crocante. Parta em pedaços e guarde num recipiente bem fechado porque vai durar pelo menos duas semanas. Sirva com o seu leite preferido e mirtilos.

 

Leia ainda:

 

Um ótimo e saudável pequeno-almoço também para si,

Ela

 

receita e foto: donna hay