Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o que cozinhar quando não lhe apetece cozinhar nada

Vamos lá confessar: adora comer, não é? Eu também. Gosta de cozinhar, não é? Começamos a parecer gémeos... Mas, de vez em quando, chega a casa e tudo o que lhe apetece é ficar tão afastado do fogão quanto o Cristiano Ronaldo ficou ontem afastado da bola, não é? Não se preocupe, isso também acontece cá em casa: às vezes a mim, quase sempre à minha querida Mulher Mistério.

Por isso, não se martirize. Tudo o que temos de fazer é descobrir as receitas ideais para os dias em que não nos apetece sequer entrar na cozinha. E é para isso que está aqui este seu velho e pré-caquético amigo. Para o guiar pelos caminhos da preguiça na cozinha. As sugestões são ligeiras adaptações deste verdadeiro manual da inércia feito pela fantástica equipa do site Food52. E há ideias de todo o tipo: ovos, tostas, wraps, grão e até batata doce assada no forno. Só uma coisa é comum: é tudo ultra-rápido e hiper-fácil de fazer. E também é delicioso, claro.

 

Wraps com Ovos Mexidos, Abacate e Iogurte Grego

9952edf1-c1d6-4f55-a233-5345d3322f0c--16823259636_

Esta mistura tem três dos melhores e mais práticos ingredientes. Comece por passar duas tortillas de milho pela chama do fogão para as tostar ligeiramente. Espalhe meio abacate por cima de cada tortilla – pode colocá-lo às fatias ou esmagado. Faça dois ovos mexidos e divida-os pelas tortillas. Coloque uma colher de sopa de iogurte grego por cima de cada ovo e, se gostar, salpique com um molho picante – Tabasco liga bem. Veja a receita completa aqui.

 

Ovos no Buraco

19649700_ysEUZ.jpeg

Corte um bagel ao meio. Se o buraco não for suficientemente grande para caber uma gema de ovo, retire um pouco da massa do bagel em redor do buraco, com ajuda de uma faca ou de um copo. Derreta meia colher de sopa de manteiga numa frigideira, em lume médio. Coloque uma metade do bagel, virada para baixo, no centro. Abra o ovo para uma taça e transfira-o cuidadosamente para o centro do bagel. Pode escorrer um pouco, mas não se preocupe. Tempere com sal e pimenta, tape a frigideira e deixe ao lume durante cerca de 3 minutos ou até o ovo ficar pronto, sem deixar a gema secar. Com a ajuda de uma espátula, retire o bagel para um prato e repita o processo com a outra metade do bagel. Use a parte do bagel que retirou do meio para espalhar um pouco de compota de frutos silvestres e acompanhe assim. Pode substituir o bagel por um pão integral. Veja a receita aqui.

 

Grão de Bico com Presunto e Chèvre

67c1e325-3c69-4b31-8ebe-dc580d2908e0--2014-0422_CP

Pode facilitar ou pode simplificar. Se quiser simplificar, retire o grão de lata ou de frasco, lave bem e misture-o frio com presunto picado em bocados pequeninos e queijo chèvre. Tempere com azeite, sumo de limão espremido no momento e um pouco de sal. Se quiser complicar, faça um refogado e misture o grão numa frigideira com alguns vegetais que tenha à mão (courgette, beringela e espinafres ficam lindamente), chouriço e chèvre. Ainda pode servir com um ovo estrelado por cima. Eu fico bem com a primeira versão – especialmente em dias de calor ou de praia.

 

Tosta de Abacate

18985644_Zh0wA.jpeg

Esta é fácil. Esmague um abacate bem maduro e misture-o com sumo de lima, sal e pimenta moída no momento. Espalhe o abacate por umas fatias de pão integral com sementes. É delicioso. Se quiser uma tosta um pouco mais requintada, acrescente camarão cozido por cima ou até um ovo estrelado. Veja a receita aqui.

 

Batata Doce Assada no Forno

Corte uma batata doce ao meio. Tempere-a com um fio de azeite, flor de sal, pimenta moída no momento, alecrim e chalotas. Coloque a batata doce no forno e retire-a quando estiver tenrinha.

Agora é só escolher – e descansar. Nem todas as noites têm de ser passadas na cozinha.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o sofá esteja,

Ele

 

fotos: food52; simple green moms 

3 comentários

Comentar post