Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o que é que acontece ao seu corpo nos 60 minutos logo a seguir a comer um big mac

p_bigMac_grande_1.jpg

O texto que se segue pode ferir a susceptibilidade de alguns leitores mais sensíveis. E, se calhar, dos menos sensíveis também. Ver, minuto a minuto, como é que o seu corpo reage à entrada de rompante de 509 calorias no seu organismo não é uma imagem bonita. O trabalho foi feito pelo site Fast Food Menu Price que juntou vários estudos para perceber o que acontece por dentro enquanto nós nos estamos a deliciar com um mega-hambúrguer cá fora. Está preparado? O que vai ver não é simpático.

 

Durante os primeiros 10 minutos

Os seus níveis de açúcar disparam para "níveis anormais" e o seu cérebro entra em modo de satisfação, libertando químicos, como a dopamina, que lhe transmitem uma sensação de prazer e bem-estar. Este processo neurológico é semelhante àquele que drogas como a cocaína despertam no seu cérebro. E é por isso que este tipo de comida se torna viciante.

 

Ao fim de 20 minutos

As elevadas quantidades de sódio e frutose que existem no pão começam a provocar efeitos no seu organismo. Primeiro, agravando a adição, que imediatamente lhe dá um desejo de comer mais; depois, podendo causar, a médio prazo, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. 

 

Ao fim de 30 minutos

Os 970 miligramas de sódio que existem num Big Mac vão fazer o seu corpo começar a desidratar. E isso despertará em si uma sensação de fome, apesar de ter acabado de ingerir 509 calorias. Segundo o Fast Food Menu Price, a ingestão excessiva de sódio dificulta o trabalho feito pelos rins para expelirem o sal do seu organismo. Isso vai fazer com que o seu corpo canalize água dos tecidos à volta para tentar eliminar o excesso de sal. Este processo vai obrigar o coração a trabalhar mais para bombear o sangue, o que aumenta a tensão arterial e pode provocar, em última análise, problemas cardíacos.

What-happens-an-hour-after-eating-Big-Mac.jpg

Ao fim de 40 minutos

Neste momento, deixa de ter controlo sobre os níveis de açúcar no seu organismo. O seu corpo começa a sentir os efeitos da dose extra de insulina que disparou para tentar controlar o pico de açúcar detectado no início da refeição. O açúcar no seu organismo cai a pique, provocando-lhe uma quebra dos níveis de glicose e agravando-lhe a sensação de fome. Tudo isto foi provocado pelo xarope de milho que existe no pão do hambúrguer e que é absorvido depressa demais. 

 

Ao fim de 60 minutos

O seu corpo começa um lento e árduo trabalho para tentar digerir o Big Mac que acabou de comer. Normalmente, o seu organismo demora 24 a 72 horas a digerir a comida, mas no caso de um hambúrguer pode demorar mais de três dias por causa do excesso de gordura. Por exemplo, a gordura trans demora 51 dias a ser totalmente digerida – um Big Mac tem 1,5 gramas de gordura trans.

 

Eu avisei, não é simpático, pois não. Se quiser conhecer mais detalhes sobre este trabalho, visite o site Fast Food Menu Price.

 

Uma alimentação saudável para si onde quer que esteja,

Ele

 

foto: mcdonald's; infografia: fast food menu price

Nota: Esta análise foi feita tendo em conta um Big Mac nos Estados Unidos. Alguns ingredientes e quantidades poderão mudar para Portugal.

6 comentários

Comentar post