o que se deve colocar primeiro: o leite ou os cereais?

    screen-shot-2017-03-16-at-14-43-00-1489675540.jpg

    É por causa de temas fracturantes como este que eu e a minha querida Mulher Mistério criámos este blog. É preciso sensibilizar a sociedade para o certo e o errado, é necessário lutar por uma sociedade mais justa, é fundamental construir um mundo melhor. E isso pode começar por uma simples e inofensiva taça de cereais ao pequeno-almoço.

    Desde que o vegetariano James Caleb Jackson inventou a “granula”, em 1863, que a sociedade se divide: o que é que deve ser colocado primeiro dentro da taça – o leite ou os cereais? Sinceramente, não percebo como é que pode haver tanta polémica à volta de uma resposta tão evidente, mas enfim… aqui estou eu, alegre e misteriosamente imbuído da missão de acabar com a polémica.

     

     

    Os primeiros cereais surgiram a meio do século XIX e eram feitos a partir de uma massa de farinha que trigo integral posteriormente desidratada e quebrada em pequenos pedaços. O problema é que estes quadradinhos eram tão duros que não podiam ser trincados. Foi então que Jackson teve a genial ideia: mergulhá-los em leite durante a noite e servi-los no dia seguinte de manhã aos doentes que estavam internados no seu sanatório médico.

    Foi assim que nasceram os cereais: bem ensopados em leite e transformados em papa. 

    O problema é que já passaram mais de 150 anos desde a invenção da “granula”, os cereais duros como a pedra transformaram-se em finos e estaladiços como as batatas Pála-Pála e, se queremos uma papa, temos a Cerelac e o Nestum. Hoje em dia, um cereal digno desse nome tem de estalar na boca a cada trincadela. E é por isso que não pode estar cruelmente mergulhado no leite.

    160903_NORMAL_Cereal.jpg.CROP.promovar-mediumlarge.jpg

    Sim, confesso: faço orgulhosamente parte dessa minoria que deita primeiro o leite e só depois os cereais! Defendo a textura estaladiça com o mesmo fervor com que o Jerónimo de Sousa defende o Capital, de Karl Marx. E estou aqui pronto para enfrentar quem ousar discordar. O leite está na taça de cereais apenas para lhes dar alguma frescura, não para os transformar na papa Milupa. E, se deitar o leite por cima dos cereais, vai empapá-los de uma forma bárbara e desumana.

    b4102192-ad97-41fc-9057-cf021376d940.png

    Mas se, mesmo depois desta poderosa argumentação, ainda tem dúvidas, o melhor mesmo é recorrer aos especialistas. E é aí que entra (toquem os tambores) a Nestlé. Se não está familiarizado com a marca, deixe-me só relembrar-lhe que estamos a falar dos produtores dos Golden Grahams, dos Corn Flakes, das Estrelitas, dos Cheerios, dos Clusters e até dos Chocapic, entre muitos outros que não vou aqui referir.

    Se há alguém que saiba de cereais, a Nestlé há-de conhecer. Pois bem, a marca colocou no ar um anúncio, no ano passado, em que acaba com todas as dúvidas e onde mostra claramente que o leite é servido muito antes dos cereais. E isso não acontece uma vez ao longo do filme, mas quatro repetidas e esclarecidas vezes.

    O filme passou nas televisões britânicas e gerou tanta polémica que foi notícia em grande parte dos jornais. Mas, para mim, vale como uma Bíblia audiovisual. Cereais cá em casa, só por cima do leite! 

     

    Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que a polémica esteja,

    Ele

    13 comentários em “o que se deve colocar primeiro: o leite ou os cereais?

    1. Vi isto depois da sesta e deu-me uma vontade imensa de comer cereais com leite – algo que não fazia há tempos! Só por essa lembrança que me soube à vida, obrigada.
      Mas…………..
      em minha defesa, sou do tipo que prefere escolher a quantidade de cereais primeiro e depois deitar o leite. Mas eu deito o leite com requinte exactamente como aquele senhor do sal que se tornou viral na internet. E eles vão à boca estaladiços nas mesma (e fresquinhos que eu cá não uso leite quente)! 😀

    2. ah ah este artigo é do melhor que há 🙂 e para que conste, querido Marido Mistério, votei no leite pois é também assim que se faz cá em casa e que ninguém ouse fazer o contrário (agora parecia o presidente do meu clube do coração 🙂

    3. Estou totalmente de acordo de que este assunto “É um dos grandes dilemas da sociedade e por isso merece um referendo universal”.
      Para além de tudo, tem um efeito dramático na natalidade. Há que definir duma vez por todas que primeiro se mete o sabugo e depois é que vai o leite.

    4. Colocar os cereais na taça, de seguida o leite, calculando a proporção exacta de leite necessária para que a cada colherada ter a quantidade certa de cereais e de leite, consumir o preparado logo de seguida para que os cereais não fiquem moles 🙂

    5. Cereais!! Puro lixo cheios de açúcar, comam pao integral e ou aveia….senhores estaladicos armados em crocantes..( essa historia do senhor” vegetariano” em 1800 lol é de rir) amor para todos…

    6. Não é tema para mim..vai ser sempre o leite primeiro so gosto de leite quente com cereais..o leite vai ao micro-ondas e de seguida os cereais para ficarem crocantes 😉
      Faço parte da minoria!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *