Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o ranking dos 10 alimentos mais saudáveis para usar na salada

vegetables-752153_960_720.jpg

Está de dieta? Então, esta lista é para si.

Não está de dieta? Então, esta lista também é para si.

Pode encarar este texto tal como os norte-coreanos encaram as mensagens de Ano Novo de Kim Jong-un: é para ler e agradecer. E porquê? Porque se trata de uma lista essencial para quem quer comer de forma saudável. A CDC americana – o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças – tem um estudo onde analisa a densidade nutricional de 47 frutas e vegetais que consumimos habitualmente.

Traduzindo para uma linguagem um bocadinho menos Francisco Georgiana, fez uma lista onde classifica os alimentos numa escala de 0 a 100. Os que estão mais perto de 100 são aqueles que têm uma maior quantidade de 17 diferentes nutrientes essenciais para a nossa saúde: do potássio ao cálcio, passando pelas vitaminas A, C ou K. Se quiser ver a lista completa, pode clicar aqui. Se preferir ver quais são os 10 mais bem classificados, é só dar uma olhadela em baixo.

 

#10 Couve-galega

Eu sei que é mais usada no caldo verde ou em outras sopas, mas se picar a couve fininha, também vai ver que fica saborosa numa salada. Além disso, 100 gramas de couve-galega têm três quartos da dose diária recomendada de vitamina A e quase o dobro da dose de vitamina C. Na lista da CDC, recebeu 62,49 pontos.

 

#9 Alface romana

59aee4621400001f00fa818a.jpeg

Nós adoramos cá em casa. Dura e consistente, adoro o crocante que se sente ao trincar. Além disso, é rica em vitaminas K e A, bem como em ácido fólico. Teve 63,48 pontos.

 

#8 Salsa

Confesso que acho que não acrescenta muito à comida. Costumo misturar coentros com a salada, mas salsa nem tanto. Contudo, é rica em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas C e A, fortalece o sistema imunitário, purifica os rins e é anti-inflamatória. No ranking da CDC, recebeu uns honrosos 65,59 pontos.

 

#7 Alface

59aee3d51400001f00fa8184.jpeg

Aqui incluem-se as alfaces de folhas abertas. No fundo, são as mais usadas em Portugal. E, ao contrário do que possa pensar, são ricas em vitaminas A e K, que é importante para prevenir doenças cardiovasculares. 70,73 pontos.

 

#6 Chicória

59aee0fb1b000039005b49df.jpeg

É boa para a diabetes, porque aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, tem antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. As folhas são ligeiramente amargas, mas ficam bem quando misturadas com canónigos ou alface roxa. 73,36 pontos.

 

#5 Espinafres

59aeddb51b000039005b49bd.jpeg

São obrigatórios cá em casa. Especialmente, os espinafres baby. Têm fibras, o que ajuda à digestão e à dieta da minha querida Mulher Mistério, fazem bem à pele, aos ossos, à tensão arterial e à dieta (já tinha dito? Peço desculpa). Na lista da CDC, tiveram 86,43 pontos.

 

#4 Folhas de Beterraba

Quando comprar beterrabas frescas, não deite fora as folhas. Há quem as faça salteadas e há quem as use em saladas, em vez da alface. A verdade é que estas folhas são boas para os olhos e estão carregadas de vitaminas A e K, além de terem fibras, claro, o que ajuda sempre à dieta porque o mantêm cheio durante mais horas. Tiveram 87,08 pontos.

 

#3 Acelga

acelga.jpg

Cortada em tiras é deliciosa. Então se a temperar com sumo de limão espremido no momento e se a salpicar com um pouco de queijo parmesão ralado, é quase um sonho. Agora, o minuto saudável: a acelga tem altas quantidades de vitaminas A e C, é antioxidante, faz bem ao fígado e à circulação. É o terceiro melhor alimento a usar numa salada, com 89,27 pontos.

 

#2 Couve Chinesa

Cada vez mais utilizada em Portugal, também é conhecida por pak-choi e fica óptima numa salada temperada com um molho de soja e sementes de sésamo. As folhas interiores são melhores para a salada do que as exteriores. Rica em vitaminas K e C, a couve chinesa é boa para os ossos, articulações e sistema imunitário. Teve 91,99 pontos.

 

#1 Agrião

59aedcb91b000028005b49af.jpeg

E eis que chegamos ao grande vencedor deste ranking da salada saudável: o agrião. Eu confesso que prefiro uns espinafres baby, ou uma alface romana, ou uma acelga, mas o agrião é imabtível: 100 g de agrião têm 106% da dose diária recomendada de vitamina K, 22% da dose recomendada de vitamina A e 24% da dose de vitamina C. Mais: o agrião ainda é rico em cálcio, ferro e magnésio. Que mais é que podemo dizer? Teve 100 pontos – o máximo – no ranking da CDC.

 

Sabe qual foi a minha maior surpresa em todo este estudo? O tomate. O meu querido e amado tomate vem lá para trás, em 27º lugar da tabela, com apenas 20,37 pontos.

 

Uma óptima dieta para si onde quer que a salada esteja,

Ele