Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o roteiro do porto que não aparece nos guias turísticos

18808436_1RECU.jpeg

Não vou aqui falar da maravilhosa Ribeira, das imponentes caves do vinho do Porto em Gaia, dos típicos rabelos, da inevitável torre dos Clérigos, da lindíssima livraria Lello, do incontornável Palácio da Bolsa, do fantástico Museu de Serralves, da surpreendente Casa da Música ou do mítico Café Majestic. Tudo isto vale a pena mas estes locais encontra em todos os roteiros. Vou falar-lhe de sítios diferentes, alternativos e, claro, trendy. Aqui fica a minha sugestão para um fim de semana fora dos roteiros turísticos no Porto:

 

river.jpeg

Sexta-feira

Instale-se no charmosíssimo 1872 River House, mesmo em cima do rio Douro, ou no simpático Hotel AS 1829, no Largo de São Domingos. Se optar por este último, não deixe de tomar um banho de espuma numa das antigas banheiras de pé que existem nos quartos. Para jantar, tem duas ótimas hipóteses no próprio Largo de São Domingos: o Traça, onde não pode deixar de pedir o fantástico carpaccio de veado; ou o LSD, com uma cozinha criativa e original, como as inacreditáveis canilhas de queijo de cabra e beterraba. 

lsd.jpg

Se ainda tiver pedal, vá até aos Clérigos beber um copo no animado restaurante Galeria de Paris que, a partir de uma certa hora, se transforma em bar (atenção que para comer não vale a pena). As mesas são arrastadas e no meio cria-se uma pista de dança improvisada. Foi por acaso que descobrimos este bar.

galeria.jpg

Estávamos a passar e, de repente, começo a ouvir os primeiros acordes do “Dancing Queen”, dos Abba. Ele revirou os olhos mas não teve outro remédio senão seguir-me até ao meio da pista. E foi a vez dele ficar deslumbrado com a decoração divertida e original do espaço: basicamente parece uma gigantesca loja de brinquedos antigos, com carros pendurados no teto, um gigante Gato Silvestre a apertar o Piu Piu em cima do bar e um extraordinário candeeiro criado a partir de clarinetes, entre outras loucuras.

armazem8.jpg

Sábado

Acorde cedo (se conseguir) e vá até ao Armazém, frente ao edifício da Alfândega, um projeto do inigualável Batata Cerqueira Gomes, esse ícone da sociedade portuense. Com sorte ainda o encontra por lá, e pode perguntar-lhe como é que ele consegue manter aquele bronze cintilante durante os 365 dias do ano. O empresário recuperou um antigo armazém da Real Companhia Velha, mas manteve o espaço de 1500 m2 com um ar inacabado. Foi lá que reuniu moda, decoração, arte e petiscos, com uma atmosfera vintage e urbana. Aqui encontra lojas de roupa, acessórios, joias de autor, objetos e móveis antigos, uma zona de bar, área de exposições e esplanada exterior.

armazem9.jpg

Regresse à zona do hotel, passe pela Ribeira para tirar a fotografia da praxe, volte ao largo de São Domingos e delicie-se a passear pela Rua das FloresSe tiver fome, tem de experimentar dois pratos incríveis da Cantina 32: o salmão curado com o ovo cozido inteiro para ralarmos por cima; e o cheesecake de banana caramelizada, iogurte grego e bolachas Oreo que vem servido num vaso como se fosse uma planta.

18652922_VjuFA.jpeg

Se não quiser comer, continue até aos Aliados e espreite a concept store Almada 13, uma loja cool com várias marcas: desde roupa a acessórios, peças de decoração e brinquedos. No fundo da loja tem ainda uma deliciosa surpresa: a tentadora Miss Pavlova, um café com incríveis merengues crocantes com irresistíveis recheios cremosos, como a pavlova Floresta Negra, feita com base de brownie, uma camada de chocolate, natas e frutos silvestres. Há ainda refeições ligeiras, se não quiser perder muito tempo a almoçar.

almada.jpg

Siga depois para os Clérigos, e antes da Livraria Lello, que vale sempre a pena espreitar (nunca me canso de lá ir e nem precisa de pagar para entrar se se inscrever como Amigo da Livraria – é grátis e pode tratar de tudo ao balcão), entre no número 20 da rua Galeria de Paris: o edifício da centenária loja Fernandes Mattos, que continua a ocupar o rés-do-chão com vários artigos de decoração úteis e divertidos. No primeiro andar, encontra A Vida Portuguesa: um espaço de mais de 300 m2 com vista para a Torre dos Clérigos, onde se pode deliciar a recordar a sua infância. Vale mesmo a pena a visita mesmo que não queira comprar nada.

public-uploads-lojas-porto-resized-AVP_Porto_Final

Se for homem e lhe apetecer um tratamento capilar à grande e à antiga, não deixe de ir à Barbearia Porto que existe no centro da cidade desde 1946 e que se adaptou aos tempos modernos. Hoje é um espaço contemporâneo, onde pode tratar o cabelo e fazer a barba com toalhas quentes, ao mesmo tempo que prova uma boa cerveja ou fuma um charuto cubano. Pode também fazer uma tatuagem com o artista residente.

20151121_inauguraacc81e28886o-barbearia-porto-007.

Se gosta do seu cabelo como está e não é particularmente fã de tatuagens, passe pelo quarteirão das artes onde têm surgido vários espaços que deram nova vida a esta zona. É o caso da Fabric que é, ao mesmo tempo, uma loja de decoração e uma galeria de arte.

fabric3.jpg

O mais engraçado é que parece uma casa em que tudo o que está à vista está à venda: desde a cama com lençóis, colchas e almofadas, a armários com toalhas e guardanapos em linho, entre outras coisas, com detalhes deliciosos e muito bom gosto.

fabric1.jpg

Depois de um dia de um lado para o outro, o que apetece é sentar-se e apreciar um bom jantar com um ambiente ainda melhor. No centro da cidade, tem o Flow que vale a pena espreitar, sobretudo pela maravilhosa decoração e pelo ambiente animado – é restaurante e bar.

18681008_WAP4e.jpeg

Se lhe apetecer um programa diferente e se gostar de ambientes descontraídos e intimistas, tente marcar o Feeling Grape – Wine & Food Atelier. Inspirados pelo conceito dos supper club e dos underground restaurant, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, da Quinta do Pôpa, quiseram receber wine and food lovers como se estivessem em casa.

wine atelier 1.png

Para isso, criaram o Wine Room, para apresentações, provas, cursos, master classes, almoços e jantares; o Food Atelier, com eventos e experiências enogastronómicas, e outros espaços onde o vinho é o protagonista.

wine atelier.png

Também só com marcação e com uma onda ainda mais alternativa, tem o Miss’opo que, além de ser uma guesthouse, é ainda um café/restaurante com uma cozinha portuguesa e mestiça, com pratos para partilhar. A ementa muda todos os dias e a seleção de vinhos é reduzida à região do Douro. Mas tem mesmo de mandar um email ou telefonar para lá para combinar “o preço mais justo conforme a vontade do cliente”, segundo explica o site.

missopo.jpg

Se não quiser arriscar, pegue no carro e vá até à Foz para jantar nos infalíveis Casa Vasco (com gins e petiscos mais leves) ou na Casa de Pasto da Palmeira (do mesmo chef do LSD).

casa pasto.jpg

Domingo

Acorde e vá passear até à Foz. Na zona da Cantareira, procure a Mercearia do Miguel. Fundada em 1958, numa casa com azulejos verde-água, de frente para o rio, foi totalmente recuperada, manteve o nome do primeiro proprietário, e começou por ser uma mercearia tradicional para agora se transformar num espaço de degustação dos produtos que aqui se vendem. É um sítio para comprar e desfrutar... de um pequeno-almoço, de uma refeição ligeira, com sumos naturais, saladas, fruta, quiches, sopa, bruschettas, entre outros. Ao fim da tarde, há petiscos, queijos e enchidos, muitíssimo bem acompanhados por um copo de vinho.

mercearia.jpg

Se lhe apetecer um bom e original hambúrguer, vá até à esplanada coberta da pastelaria Tavi, com uma vista magnífica para o mar, e se preferir sushi, então não pode mesmo perder as panquecas de marisco, salmão e polvo do incrível Ichiban, na Avenida Brasil.

ichiban.jpeg

Antes de se fazer à estrada, passeie pelo paredão da Foz ou, se o tempo não estiver agradável, dê um salto até Serralves. Mas, por amor de Deus, não regresse a casa sem experimentar os deliciosos éclairs da Leitaria da Quinta do Paço.

leitaria.jpeg

Por tudo isto e muito mais que não coube neste já gigantesco post, se estiver perto do Porto, não deixe de lá ir. Vai ver que não se vai arrepender!

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

Contactos:

Para Dormir

1872 River House

Rua do Infante D. Henrique 133, Porto

Tel. 961 172 705

http://www.casalmisterio.com/1872-river-house-a-melhor-e-mais-330095

 

Hotel AS 1829

Largo De São Domingos 45 a 55, Porto

Reservas: 249 530 690  Tel. 223 402 740

http://www.casalmisterio.com/um-hotel-de-charme-dentro-de-uma-antiga-400224

 

Para Almoçar

Cantina 32

Rua das Flores 32, Porto

Tel. 222 039 069

http://www.casalmisterio.com/o-restaurante-com-o-melhor-cheesecake-302302

  

Miss Pavlova Cake & Co.
Rua do Almada, 13
Tel. 915 979 517 
http://www.misspavlova.pt

 

Mercearia do Miguel
Rua do Passeio Alegre, 130
Tel. 220 116 889
https://www.facebook.com/merceariamiguel

 

Tavi

Rua da Senhora da Luz 363, Porto

Tel: 226 180 152

Avenida do Brasil 454, Porto

 

Leitaria da Quinta do Paço

Praça Guilherme Gomes Fernandes 47, Porto
Tel. 222 004 303

http://www.casalmisterio.com/os-melhores-eclairs-do-mundo-estao-no-158171

  

Para Passear

Armazém

Rua de Miragaia, 93
+351 222 011 702
https://www.facebook.com/armazem93

 

Livraria Lello

Rua das Carmelitas 144, Porto

Tel. 222 002 037

http://www.livrarialello.pt

 

A Vida Portuguesa

Rua Galeria de Paris 20 - 1º, Clérigos, Porto
Tel. 222 022 105

http://www.avidaportuguesa.com

 

Barbearia Porto
Rua Dr. Artur Magalhães Basto, 6
Tel. 913 422 588

https://www.facebook.com/barbeariaporto1946

 

Fabric
Rua do Breiner 208
Tel. 911 738 203
www.fabric.pt

 

Para Jantar

LSD

Largo de São Domingos 78, Porto

Tel. 910 298 589

http://www.casalmisterio.com/e-novo-fica-no-porto-tem-um-chef-com-28-163080

 

Traça

Largo de São Domingos 88, Porto

Tel. 222 081 065 - 934 133 021

http://www.casalmisterio.com/comida-maravilhosa-decoracao-fantastica-401504

  

Flow

Rua da Conceição 63, Porto

Tel. 222 054 016

http://www.casalmisterio.com/flow-o-restaurante-da-moda-no-porto-307512

 

Feeling Grape – Wine & Food Atelier
Rua da Alegria 892, Porto
Tel. 924 382 643 

http://www.feeling-grape.com/organize-o-seu-proprio-evento/

 

Miss’opo

Rua dos Caldeireiros 100, Porto
Tel: 222 082 179

http://www.missopo.com/sobre

 

Casa Vasco

Rua do Padrão 152, Porto
Tel: 226 180 602
 
Casa de Pasto da Palmeira
Rua do Passeio Alegre 450, Porto

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2