Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o segredo para fazer as panquecas leves e fofinhas do gordon ramsay

O Gordon Ramsay está para a minha vida assim como Kamasutra está para a carreira literária da E. L. James. É nele que me inspiro cada vez que tenho dúvidas existências e é a ele que vou buscar as mais espectaculares e surpreendentes receitas que animam a minha vida. E o meu brunch.

A minha última descoberta foi uma fabulosa e facílima receita de panquecas que o chef serve no restaurante Bread Street Kitchen e que eu vou estrear já este fim-de-semana. Além de serem facílimas de fazer, são muitíssimo leves e fofinhas. E porquê? Bem, eu podia revelar aqui o segredo do Gordon Ramsay, mas um bocadinho de suspense nunca fez mal a ninguém, pois não?

12657820_1055346087820442_6512662345188330676_o.jpg

 

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 160 g de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 60 g de óleo vegetal (eu vou usar óleo de canola, mas pode usar outro qualquer)
  • 300 g de buttermilk (ou leitelho, encontra à venda em quase todos os supermercados)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 1 pitada de flor de sal

 

Quer acabar com o suspense? Então vamos a isso, meu pequeno Hitchcock. A textura leve e fofinha das panquecas Ramsayanas é dada por dois truques: primeiro o buttermilk (ou leitelho), um ingrediente que nasceu do soro da manteiga e que torna as massas muito mais macias; depois as claras em castelo. Sim, o chef aconselha a separar a gema da clara dos ovos e a batê-las em castelo até ficarem tão leves como o algodão.

Numa taça à parte, misture todos os outros ingredientes com as gemas do ovos. Depois envolva cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, as claras em castelo com o resto da massa, deixando-a bem insuflada.

Coloque a massa numa frigideira antiaderente, com um quadrado de manteiga derretida, e vá fazendo as panquecas em lume médio. Mal começar a ver bolhas na superfície, vire as panquecas e cozinhe-as do outro lado. 

Vai ver como as claras em castelo vão deixar as panquecas bem altas e cheias de ar no interior. Sirva com um fio de mel, mirtilos e açúcar de confeiteiro por cima e agradeça ao Gordon Ramsay antes de se sentar à mesa neste fim-de-semana.

 

Umas óptimas panquecas para si onde quer que o chef esteja,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay

 

8 comentários

Comentar post