Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o snack mais viciante da minha dieta: bolachas estaladiças de queijo e sementes sem farinha

Era o nosso Ronaldo a marcar mais um golo pela seleção e a minha barriga a começar a dar horas. Ainda pensei que fosse da emoção mas afinal era mesmo fome. O meu querido Marido Mistério já estava agarrado a uma mini e eu comecei a dar voltas à cabeça para arranjar argumentos para o convencer a ir à cozinha num instante, nem que fosse durante o intervalo do jogo, só para me fazer um petisco light. Procurei, procurei e encontrei esta fantástica receita no blog Snixy Kitchen. E sorrateiramente (uma das expressões preferidas de um dos nossos Filhos Mistério) disse ao meu querido Ele:

– Sabes o que é que ficava bem a acompanhar essa mini? Estas fantásticas bolachas.

Primeiro ignorou-me, depois lá cedeu!

Eu fui logo tratar dos ingredientes: sementes de abóbora, quinoa tricolor crua, sementes de sésamo pretas e de linhaça, azeite, queijo asiago ralado e queijo gruyère. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 pessoas, espreite aqui a receita original.

Asiago-Seed-and-Cheese-Crisps-7-680x1020.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Espalhe as sementes de abóbora, a quinoa, as sementes de sésamo pretas e as de linhaça com o azeite num tabuleiro.

Leve ao forno durante 15 minutos, agitando a cada 5 minutos, até as sementes ficarem ligeiramente tostadas. Retire do forno e reserve.

Aumente a temperatura do forno para 200º C. Prepare outro tabuleiro forrado com papel vegetal.

Entretanto faça os ninhos de queijo: disponha uma colher de sopa de queijo asiago ralado por cima do papel vegetal esmagando ligeiramente de maneira a formar círculos de cerca 5 cm. Repita o processo até criar 8 círculos no tabuleiro com uma distância de cerca de 2 cm entre eles. Ponha por cima uma colher de chá das sementes tostadas, uma colher e meia de chá de gruyère, mais um colher de chá de sementes tostadas, outra colher e meia de chá de asiago e finalmente uma última colher de chá de sementes tostadas.

Faça uma segunda rodada, ou seja, mais oito montinhos destes.

Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, até as bolachas ficarem quase douradas mas ainda claras (não as deixe ficar castanhas, é sinal de que já se queimaram), virando-as a meio com a ajuda de uma espátula.

Retire do forno e deixe arrefecer enquanto leva ao forno a segunda rodada.

À medida que forem arrefecendo, as bolachas vão ficando cada vez mais estaladiças. Volte a pôr no forno as bolachas que, entretanto, arrefeceram durante 3 a 5 minutos para garantir que ficam mesmo crocantes, mas não as deixe queimar. Retire-as do forno e deixe arrefecer completamente.

Faça o mesmo com as da segunda fornada.

Sirva-as completamente arrefecidas. Vai ver a maravilha que são!

Agora, o meu querido Marido Mistério é um santo, mas não de altar! Mandou-me dar uma curva e não me fez esta delícia no intervalo. Mas prometeu-me que fazia no fim do jogo! Depois conto tudo!

 

Leia ainda: 

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: snixy kitchen