o snack mais viciante da minha dieta: bolachas estaladiças de queijo e sementes sem farinha

    Era o nosso Ronaldo a marcar mais um golo pela seleção e a minha barriga a começar a dar horas. Ainda pensei que fosse da emoção mas afinal era mesmo fome. O meu querido Marido Mistério já estava agarrado a uma mini e eu comecei a dar voltas à cabeça para arranjar argumentos para o convencer a ir à cozinha num instante, nem que fosse durante o intervalo do jogo, só para me fazer um petisco light. Procurei, procurei e encontrei esta fantástica receita no blog Snixy Kitchen. E sorrateiramente (uma das expressões preferidas de um dos nossos Filhos Mistério) disse ao meu querido Ele:

    – Sabes o que é que ficava bem a acompanhar essa mini? Estas fantásticas bolachas.

    Primeiro ignorou-me, depois lá cedeu!

    Eu fui logo tratar dos ingredientes: sementes de abóbora, quinoa tricolor crua, sementes de sésamo pretas e de linhaça, azeite, queijo asiago ralado e queijo gruyère. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Asiago-Seed-and-Cheese-Crisps-7-680x1020.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Espalhe as sementes de abóbora, a quinoa, as sementes de sésamo pretas e as de linhaça com o azeite num tabuleiro.

    Leve ao forno durante 15 minutos, agitando a cada 5 minutos, até as sementes ficarem ligeiramente tostadas. Retire do forno e reserve.

    Aumente a temperatura do forno para 200º C. Prepare outro tabuleiro forrado com papel vegetal.

    Entretanto faça os ninhos de queijo: disponha uma colher de sopa de queijo asiago ralado por cima do papel vegetal esmagando ligeiramente de maneira a formar círculos de cerca 5 cm. Repita o processo até criar 8 círculos no tabuleiro com uma distância de cerca de 2 cm entre eles. Ponha por cima uma colher de chá das sementes tostadas, uma colher e meia de chá de gruyère, mais um colher de chá de sementes tostadas, outra colher e meia de chá de asiago e finalmente uma última colher de chá de sementes tostadas.

    Faça uma segunda rodada, ou seja, mais oito montinhos destes.

    Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, até as bolachas ficarem quase douradas mas ainda claras (não as deixe ficar castanhas, é sinal de que já se queimaram), virando-as a meio com a ajuda de uma espátula.

    Retire do forno e deixe arrefecer enquanto leva ao forno a segunda rodada.

    À medida que forem arrefecendo, as bolachas vão ficando cada vez mais estaladiças. Volte a pôr no forno as bolachas que, entretanto, arrefeceram durante 3 a 5 minutos para garantir que ficam mesmo crocantes, mas não as deixe queimar. Retire-as do forno e deixe arrefecer completamente.

    Faça o mesmo com as da segunda fornada.

    Sirva-as completamente arrefecidas. Vai ver a maravilha que são!

    Agora, o meu querido Marido Mistério é um santo, mas não de altar! Mandou-me dar uma curva e não me fez esta delícia no intervalo. Mas prometeu-me que fazia no fim do jogo! Depois conto tudo!

     

    Leia ainda: 

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: snixy kitchen

    5 comentários em “o snack mais viciante da minha dieta: bolachas estaladiças de queijo e sementes sem farinha

    1. boa tarde, onde compraram os queijos que usaram na receita das bolachas estaladiças?
      têm óptimo aspecto mas não sei onde comprar os queijos.
      obrigada

    2. Olá Cláudia, procure na secção de queijos das grandes superfícies (ao balcão). O queijo gruyère encontra com muita facilidade. Às vezes, o queijo asiago é mais difícil de encontrar mas tem, por exemplo, nos supermercados do El Corte Inglés. Pode também experimentar no https://www.italmarket.pt/ que tem loja a norte e a sul do país. Boas receitas!

    3. Boa tarde, desculpe só respondermos agora mas o volume de mensagens é enorme e não nos permite fazê-lo em tempo útil.
      Se é uma questão de gosto pode experimentar fazer com um queijo da sua preferência. Depois diga-nos como ficou, ok?
      Boas receitas
      Casal Mistério

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *