Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o truque de jamie oliver para separar a clara da gema (e não, não é com uma garrafa)

broken-943413_960_720.jpg

Hoje acordei com uma visão. Estava a minha querida Família Mistério, feliz e tranquila, a cantarolar alegremente músicas de Natal, no dia 24 de Dezembro. Estava lá a minha querida Mulher Mistério, os meus queridos quatro mini-misteriosos que quase fazem uma equipa de futsal, a querida árvore de Natal, o querido presépio, tudo muito querido... 

Depois, estava eu... mas estava na cozinha, de cabelos em pé e farinha até à ponta do nariz, desesperado, a tentar separar 12 gemas de ovos a tempo de ter todos os doces prontos para o jantar da consoada. E é no preciso momento em que estou a separar a 12.ª gema que ela rebenta em cima das claras. 

Não é fácil ficar encarregue da cozinha numa altura destas, enquanto Ela palpita tranquilamente sobre a decoração da árvore ou sobre a cor dos guardanapos. E foi precisamente por isso que fui a correr para a Internet em busca da melhor, mais segura e mais rápida forma de separar as gemas das claras. A grande dica é do meu guru do rolo da massa: o próprio Jamie Oliver.

Eu já conhecia a técnica da garrafa: abre-se os ovos e aperta-se a garrafa para sugar a gema. O problema é quando o gargalo é largo e o ovo é pequeno. Aí a gema sai com a mesma velocidade com que entrou.

 

Captura de ecrã 2015-12-16, às 16.48.19.png

Agora este truque de Jamie Oliver é tão simples como eficaz. Tudo o que tem de fazer é partir o ovo e colocá-lo na palma da mão aberta. Separe um bocadinho os dedos e vai ver que a clara começa a escorrer enquanto a gema fica em cima. Quando tiver caído a clara toda, volte a juntar os dedos e ponha a gema numa taça à parte. É tão fácil como ligar o forno. E assim fica mais rápido preparar os oito bolos que me esperam até ao dia de Natal. 

Para tirar todas as dúvidas, veja o vídeo do Jamie Oliver aqui.

 

Leia ainda:

 

Um óptimo Natal para si onde quer que os bolos estejam,

Ele

 

fotos: pixabay; jamie oliver

4 comentários

Comentar post