o truque inesperado para fazer os melhores ovos estrelados de sempre

    Prepare-se porque, depois de ler este post, a sua vida vai mudar para sempre. Pelo menos a forma como faz ovos estrelados vai mudar de certeza. E esta dica é a rampa de lançamento para um novo mundo na cozinha. A sério! Juro que não estou a exagerar. Não sou como o meu querido Marido Mistério. Mas a verdade é que estou de boca aberta com esta dica que descobri no site Food52 que, por sua vez, foi buscar a ideia a outro blog de culinária. É assim o mundo da blogosfera: descoberta e partilha.

    Ora bem. Está preparado ou preparada para a revelação? Sabe qual é o ingrediente mágico que vai revolucionar a forma como cozinha os seus ovos estrelados? (Tambores a ribombar. Silêncio. Suspense). NATAS! É isso mesmo que leu: natas. Em vez de fritar os ovos em manteiga ou em azeite, experimente usar natas. É todo um outro mundo que se abre!

    Não torça o nariz! Pense comigo. No fundo, as natas são uma espécie de manteiga líquida. As natas não são mais do que gordura homogeneizada. Ao fritá-las na frigideira, vamos desconstruí-la! Quando aquecem, as natas dividem-se entre a gordura da manteiga e o leitelho, que vai evaporando cozinhando os ovos lentamente, ao mesmo tempo que a gordura vai tostando. A combinação é surpreendente.

    Para fazer esta maravilha só precisa de 3 ingredientes: natas, sal e ovos. Espreite aqui o vídeo com todos os passos.

    423dd2fa-5454-4cf0-8d87-6c968c12e77a--2019-0405_ca

     

    Escolha uma frigideira antiaderente com tampa. Antes de aquecer a frigideira, despeje as natas cobrindo o fundo da frigideira numa fina camada. Tempere com sal e junte os ovos, abrindo um por um.

    Agora acenda o lume entre o médio e o máximo para cozinhar os ovos. As natas vão começar a borbulhar e a cozer. Se o seu fogão for a gás, vai ver que as natas vão começar a caramelizar nas pontas, se o seu fogão for elétrico, vão caramelizar por baixo.

    Quando as claras estiverem praticamente no ponto e as natas tiverem solidificado numa espécie de manteiga, retire a frigideira do lume e tape-a durante um minuto enquanto as claras acabam de cozer.

    Retire os ovos com cuidado com ajuda de uma espátula. O fundo vai estar deliciosamente caramelizado, as claras macias e revestidas de natas e as gemas firmes mas líquidas.

    Não é espetacular? Agora substitua os ovos por outros ingredientes como legumes e batatas, por exemplo, e diga lá se não descobriu todo um mundo novo na arte da culinária?

    Por esta é que tu não esperavas, meu querido Marido Mistério, hein? Estou sempre a surpreender-te!

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: food52

     

    Um comentário em “o truque inesperado para fazer os melhores ovos estrelados de sempre

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *