os 10 alimentos que deve ter sempre no frigorífico para comer de forma mais saudável

    Não, não vamos falar de espinafres nem de frutas nem de iogurte grego. Vamos falar de 10 alimentos que raramente estão no frigorífico e que foram eleitos pelo site da apresentadora de televisão Oprah Winfrey como essenciais para a sua saúde. Não vamos oferecer carros, como ela faz no programa, mas vamos dar boas notícias. Não acredita?

     

    Cavalinha do Atlântico

    56a664de1a00001001ab1445.jpeg

    É uma cavala pequena, que costuma ser encontrada com facilidade nos mares de Cabo Verde.

    Porque é que devia comer mais?

    Além de ser rica em proteínas, ferro, cálcio e antioxidantes, tem níveis baixos de mercúrio, ao contrário, por exemplo, da cavala ou do atum que não deve ser comido mais de três vezes por mês. 

     

     

    Ervas aromáticas

    56a664de2a00002c0003137a.jpeg

    Cebolinho, tomilho, alecrim, coentros ou salsa – qualquer erva serve.

    Porque é que devia comer mais?

    Primeiro, porque dão sabor à comida. Depois, porque dão antioxidantes ao seu corpo, o que ajuda a combater doenças como o cancro. Segundo a dietista americana Maria Elena Rodríguez, especialista em diabetes e citada pelo Oprah.com, a melhor forma de conservar os nutrientes destas ervas aromáticas durante mais tempo é na porta do frigorífico com plástico largo à volta.

     

    Cogumelos

    56a664de2a00002c00031379.jpeg

    Qualquer espécie é boa para a saúde, especialmente no Inverno.

    Porque é que devia comer mais?

    Os cogumelos são dos poucos alimentos ricos em vitamina D, aquela que nós absorvemos com os raios solares. E, por isso, ajudam a prevenir casos de depressão ou fadiga. Um estudo recente indica que os cogumelos também ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

     

    Vegetais que crescem debaixo da terra

    56a664de1f00007f002169b4.jpeg

    Cenouras, cheróvias, nabos e tudo o que sejam legumes sujos de terra.

    Porque é que devia comer mais?

    Porque, ao estarem enterrados, estes vegetais estão directamente expostos às vitaminas e aos minerais que existem no solo. Só para ter uma ideia do que estamos a falar, uma chávena de cheróvia tem mais de um terço da vitamina C de que cada pessoa precisa por dia. Além disso, ainda tem potássio e ácido fólico. E há mais boas notícias, especialmente para a minha querida Mulher Mistério: estes vegetais são também ricos em fibra, o que ajuda a transmitir uma sensação de saciedade.

     

    Ovos

    56a664de1f00007f002169b3.jpeg

    É o alimento ideal para o pequeno-almoço.

    Porque é que devia comer mais?

    Porque a gema contém antioxidantes, vitaminas e nutrientes fundamentais para o cérebro e para equilibrar o seu sistema nervoso. Além disso, é o único alimento que tem 100% das suas proteínas absorvidas pelo corpo. É claro que há sempre o problema do colesterol, mas um estudo do American Heart Journal, de 2015, descobriu que comer até três ovos por dia não aumentava os níveis de colesterol, mesmo em doentes que sofriam de problemas coronários.

     

    Mistura para saladas

    56a665d21f00007f002169b5.jpeg

    Escolha aquelas misturas que contêm rúcula, chicória e folhas de várias cores.

    Porque é que devia comer mais?

    Porque a mistura de variedades de verdes vai dar-lhe um leque mais abrangente de nutrientes do que se comesse só alface. A rúcula, por exemplo, é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um nutriente essencial para os olhos. Não se esqueça de manter os verdes afastados da fruta (tomate incluído), dentro do frigorífico. A fruta liberta etileno, o que faz as folhas apodrecerem mais rapidamente.

     

    Tofu

    56a665d21a00001001ab1449.jpeg

    O alimento mais usado entre os vegetarianos não devia ser só para vegetarianos.

    Porque é que devia comer mais?

    Porque tem cálcio, tem ferro e não tem gordura. Para fazer o tofu durar mais tempo, coloque-o dentro de água, no frigorífico. Se ele secar, vai estragar-se. Além disso, a água vai impedi-lo de absorver os cheiros do frigorífico.

     

    Pimentos

    56a665d22a00002c0003137e.jpeg

    Independentemente da cor, coloque todos os pimentos dentro do frigorífico.

    Porque é que devia comer mais?

    Primeiro, porque estão carregados de fibras, o que o vai ajudar a sentir-se cheio. Depois, porque são ricos em vitaminas A, C e B6. Mas cada cor de pimentos tem diferentes níveis de cada vitamina, por isso procure comer todos para ter uma alimentação mais completa. O que não deve deixar de fazer nunca, jamais em tempo algum, é deixá-los em cima do balcão da cozinha – no frigorífico, os pimentos vão conservar melhor os seus nutrientes.

     

    Kefir 

    56a665d22a00002c0003137d.jpeg

    Uma bebida feita a partir de leite fermentado mas que, ao contrário do iogurte, é preparado com base em mais de 30 microorganismos.

    Porque é que devia comer mais?

    Porque é um alimento probiótico e isso quer dizer que ajuda a perder peso, a baixar a tensão arterial, a fortalecer o sistema imunitário ou até a reduzir o risco de cancro.

     

    Queijo Cottage

    56a665d21f000050002169b6.jpeg

    É parecido com requeijão, mas tem algumas diferenças na forma de produção. Encontra à venda no supermercado do El Corte Inglés.

    Porque é que devia comer mais?

    Uma pequena e mísera chávena deste queijo maravilhoso com 1% de gordura tem logo, só para abrir as hostilidades, 28 gramas de proteínas – mais 9 gramas de uma embalagem de iogurte grego gordo. Segundo diz ao Oprah.com a dietista Laura Jeffers, uma chávena de cottage tem 12% da quantidade de cálcio de que precisa ao longo de um dia. A quantidade de gordura varia entre os 0% e os 4%.

     

    Um frigorífico saudável para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: Oprah

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *