Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os 10 (novos) alimentos mais saudáveis eleitos pela revista norte-americana time

Quando a prestigiada revista Time faz uma lista, nós, singelos mortais, fazemos a continência, sobretudo quando essa lista é útil e elege os novos alimentos saudáveis. Neste caso, até merece uma vénia. A Time elegeu 50, eu escolhi 10. O meu critério foi a novidade e até alguma surpresa. Mas se quiser espreitar a lista completa da revista norte-americana, vá aqui.

 

Harissa

three-chile-harissa-2000x1455 bon appetit.jpg

Esta pasta ou pó de chili picante está cada vez mais na moda e pelas melhores razões. Normalmente inclui ingredientes saudáveis, como malagueta, alho, azeite e especiarias. As malaguetas têm um componente que se chama capsaícina, que tem propriedades analgésicas e anticancerígenas. E são apenas 15 calorias por cada duas colheres de sopa.

Espreite aqui uma sugestão de receita com harissa.

 

Queijo de Cabra

cabecou_-_atf-phovoir_0.jpg

Confesso que para mim foi uma surpresa. Não fazia ideia de que o queijo de cabra tinha menos gordura do que todos os outros queijos. Além disso, contém proteínas, cálcio e 3% da dose recomendada de ferro em apenas 30 g.

Experimente aqui esta receita com queijo de cabra... ou então esta.

 

Pipocas

popcorn-802047_960_720.jpg

Que bom! Que boa notícia! Sou viciada em pipocas. Não são propriamente as do cinema, carregadas de manteiga e açúcar, mas as caseiras são ricas em fibra. Tente fazer as suas pipocas no forno e, em vez de manteiga, use parmesão e sal. Acredita que uma chávena de pipocas tem apenas 31 calorias?

Tem aqui quatro deliciosas receitas de pipocas (algumas delas não são propriamente saudáveis, mas paciência).

 

Coco

coconut-1125_960_720.jpg

Rico em potássio, ajuda a prevenir enfartes e, segundo a Time, se juntar um pouco de água de coco ao arroz, e se depois o deixar arrefecer, vai fazer com que este fique menos calórico. Mas atenção, a água de coco não é tão nutritiva quanto o coco propriamente dito. Uma chávena de coco partido em pedaços corresponde a 283 calorias… Por isso, não exagere.

Delicie-se com esta receita que inclui coco. E porque não esta aqui também?

 

Ghee

ghee.jpg

É basicamente uma manteiga clarificada que se obtém derretendo a manteiga e retirando alguma da gordura. É ótima para cozinhar, tem muitas vitaminas e é de fácil digestão. Muito utilizada na cozinha indiana, tem um ligeiro sabor a nozes. Uma colher de chá de ghee tem cerca de 45 calorias.

Até nós já sugerimos uma receita com ghee! Ora espreite aqui.

 

Spirulina

o-SPIRULINA-facebook huffingtonpost.jpg

É uma alga azul e verde recheada de vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Além disso, é uma ótima fonte vegetariana de proteínas. Existe em forma de pó, comprimidos ou flocos e é ideal para juntar aos seus smoothies ou papas de aveia. Cada colher de sopa de spirulina em pó tem apenas 20 calorias.

A primeira vez que ouvi falar de spirulina foi por causa desta receita que pode ler aqui.

 

Ostras

oysters-lemon-stock-today-tease-150806_477f67ef1a7

Além de serem uma maravilha, são ricas em ómega 3, zinco, ferro, cálcio, vitamina B12 e proteínas. E o melhor de tudo? São muito pobres em calorias: 6 ostras totalizam apenas 43 calorias. A única desvantagem? São um horror para abrir em casa! Mas infelizmente não se pode ter tudo.

Tente fazer esta deliciosa receita aqui.

 

Azeitonas

olives-1307154_960_720.jpg

Toda a gente sabe que o azeite é mais saudável do que a manteiga mas nunca é demais lembrar de onde vem o azeite. Ricas em antioxidantes, as azeitonas ajudam a prevenir a subida do mau colesterol. São ótimas para decorar saladas, pastas ou pizzas. Cada azeitona tem apenas 5 calorias. E esta, hein?

Aproveite para fazer esta salada deliciosa e decore-a com azeitonas.

 

Espargos

asparagus-761223_960_720.jpg

Ricos em ácido fólico, vitaminas A,C e K, são deliciosos cozidos (com molho de manteiga ou azeite e vinagre balsâmico), assados no forno, em saladas ou como acompanhamento. E não se esqueça: coma até ficar cheio, porque são apenas 3 calorias por espargo! Sim. Leu bem. 3 calorias.

E agora? Faço esta receita ou esta aqui?

 

Sementes de Girassol

sunflower-seeds-1272736_960_720.jpg

As sementes de uma maneira geral, e as de girassol em particular, são ricas em vitamina E e antioxidantes, importantes na proteção do sistema imunológico. Pode comê-las como aperitivo ou pô-las nas saladas ou nas suas papas de aveia. Trinta gramas são cerca de 165 calorias, mas se comer uma a uma e devagar, vai ver que rende!

Aqui fica uma deliciosa receita com sementes de girassol.

 

Boas receitas, de preferência com ingredientes saudáveis como estes,

Ela

 

fotos: atf; bon appétit; huffington post; today; pixabay

4 comentários

Comentar post