Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os 7 alimentos que ajudam a melhorar a memória e ter boas notas nos exames

Dois dos nossos filhos têm exames este ano. Eu, para variar, estou muito mais preocupada do que eles. Passo o dia a mandá-los estudar e eles a revirar os olhos.

- Oh mãe, já sei tudo!

- Ai é? Então vou fazer umas perguntinhas! Onde está o livro?

- OK, vou voltar para o quarto.

E lá voltam para o quarto para olhar para a janela, para as paredes, para os brinquedos antigos, para todo o lado menos para os livros. Por isso, quando descobri este artigo no jornal britânico Daily Mail sobre um estudo da Universidade de Boston que analisou os melhores alimentos para o cérebro, fui a correr para o supermercado, comprar tudo. E o mais extraordinário, a melhor notícia para os miúdos, é que algumas refeições take-away, como pizzas e sushi, podem ajudar a melhorar a memória. Os nossos filhos vão enlouquecer quando lerem este post. Dia sim dia sim, pedem-nos para encomendarmos o jantar (o meu pobre Marido Mistério até fica ligeiramente ofendido, coitado). O estudo analisou os hábitos alimentares de 1400 adultos durante 10 anos.

 

Ovos 

40579F7B00000578-4506348-image-a-5_1494834878270.j

Os ovos, tal como os cereais integrais ou o fígado de galinha e a mostarda, por exemplo, são ricos em colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas. Esta substância, que ajuda a manter o cérebro jovem e ativo, está presente em todas as receitas que incluam ovos, como arroz frito com ovo ou a pizza Fiorentina, por exemplo.

 

Veja aqui algumas receitas com ovos:

 

Azeitonas, Anchovas e Alcaparras 

40579F8100000578-4506348-image-a-6_1494834881923.j

Qualquer um destes ingredientes contém elevados níveis de polifenóis que funcionam como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas, como melhorar as capacidades do cérebro. Por isso, uma pizza Napolitana, que costuma ter estes três ingredientes por cima pode ser um grande aliado para aumentar a função cognitiva.

 

Espreite estas receitas com alcaparras:

 

Açafrão  

color-1028428_960_720.jpg

A partir de agora, os nossos queridos Filhos Mistério estão feitos. Até aos exames, só vou fazer Frango Tikka Masala e caris de todo o género e feitios. Segundo este estudo, o açafrão ajuda ao desenvolvimento das células cerebrais.

 

Veja aqui algumas receitas com açafrão:

 

Grão de bico

aperitif-997821_960_720.jpg

Ui, saladas de grão dia sim dia não. O grão contém elevados níveis de magnésio, uma substância que normalmente ajuda a dormir e melhora a atividade cerebral. Também vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer falafel (aqueles bolinhos de grão típicos do Médio Oriente).

 

Tem aqui algumas receitas com grão:

 

Salmão

salmon-sashimi-2186542_960_720.jpg

Ui, já estou a imaginar as sessões de estudo acompanhadas de sushi, o novo vício dos adolescentes a seguir ao telemóvel, claro. Esta era a desculpa que eles precisavam. O salmão é rico em ómega 3 que é fundamental, entre outros benefícios, para o desenvolvimento cerebral, capacidade de trabalho e memória, além disso também funciona como um antidepressivo, que nesta altura dos exames também vem mesmo a calhar.

 

Tem aqui várias receitas com salmão:

 

Resumindo, se escolher os ingredientes certos, deixe o seu filho encomendar de vez em quando uma pizza Napolitana ou Fiorentina ou sushi de salmão, nestas semanas que antecedem os exames. Quem sabe se não é um bom incentivo para estudarem mais e melhor? É a minha esperança.

 

Boa sorte para todas as crianças e adolescentes que já estão a estudar para os exames,

Ela

  

fotos: daily mail e d.r.