Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os 8 melhores alimentos para comer ao pequeno-almoço

O site health.com consultou vários especialistas e nutricionistas para elaborar esta lista fundamental para quem quer começar o dia de forma saudável. Toda a gente sabe que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, por isso, deve juntar logo de manhã na mesma refeição “bons” hidratos de carbono, fibras e alguma proteína. E quais são os milagrosos alimentos que devemos comer ao pequeno-almoço? O health.com escolheu 20 alimentos, eu destaco oito:

 

Iogurte Grego

iogurtes.jpg

Este delicioso e cremoso iogurte está carregado de cálcio e proteínas (praticamente o dobro das que existem num iogurte normal), o que o vai manter cheio durante toda a manhã. O ideal é escolher um iogurte grego natural e light, claro, e junte-lhe fruta fresca. Veja aqui sete receitas diferentes para fazer com o seu iogurte grego.

 

Papas de Aveia 

oh she glows.jpg

A aveia é rica em beta-glucano, um tipo de fibra que ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, tem ómega 3, potássio e ácido fólico. Evite as aveias com sabores porque o mais provável é conterem açúcar. É muito mais saudável se usar um fio de mel para adoçar e decorar com fruta fresca ou frutos secos, como nozes e amêndoas. Quer uma ótima receita de papas de aveia? Então espreite aqui.

  

Toranja

toranja.jpg

Se estiver de dieta como eu, saiba que a toranja pode tornar-se o seu melhor amigo. Estudos garantem que se comer meia toranja antes de cada refeição é meio caminho andado para voltar a sorrir para a sua balança. Rica em antioxidantes, é hidratante, saciante, queima calorias e acelera o metabolismo. Chega a ser irritante a quantidade de benefícios! O ideal é comer a toranja com uma proteína como o iogurte ou ovos, por exemplo. Ou então, comece bem o dia com este espetacular sumo detox de toranja e beterraba.

 

Bananas

bananas.jpg

Ricas em amido, quanto mais verdes melhor. Super saciantes, têm potássio e ajudam a baixar a tensão arterial de uma forma natural. Ficam tão bem por cima de uma taça de cereais (integrais, pois claro) ou de umas papas de aveia! Vai ver que não precisa de açúcar para nada. É o caso desta receita.

  

Ovos

ovos.jpg

Voltaram e em força. Depois de terem sido acusados de serem o inimigo público número um do colesterol, agora são aclamados por serem uma saudável fonte de proteínas e de nutrientes como a vitamina D. Parece que estudos mais recentes concluíram que afinal os níveis de colesterol na comida não têm assim tanto impacto nos níveis de colesterol no sangue, como inicialmente se pensou. Por isso, toca a comer ovos ao pequeno-almoço. Aqui fica uma ótima sugestão: porque não uma omelete de claras numa caneca?

 

Manteiga de Amêndoa 

manteiga amendoa.jpg

Para quem não come ovos ou laticínios, a manteiga de amêndoa é uma excelente alternativa: rica em proteínas e em gorduras boas (monoinsaturadas), é pura e simplesmente deliciosa: numa fatia de pão integral, com uma banana ou até mesmo com uma maçã. Tal como a manteiga de amendoim, a manteiga de amêndoa tem cerca de 100 calorias por colher de sopa, o que é uma pena, mas, apesar de tudo, tem menos gordura saturada. Espreite aqui esta deliciosa receita com manteiga de amêndoa.

 

Melancia

melancia.jpg

É uma das melhores formas de hidratar logo de manhã. Tem um nutriente impronunciável que é bom para a visão, para o coração e para a prevenção do cancro. O melhor de tudo? Só tem 40 calorias por chávena o que lhe dá entrada direta para a lista dos alimentos com “calorias negativas”, já que, em vez de acrescentar, queima calorias durante a digestão. Por isso, beba à vontade este sumo, sem culpa.

 

Sementes de Linhaça

linhaça.jpg

Cada vez que juntar sementes de linhaça a uma taça de cereais ou a um smoothie está a transformar o seu pequeno-almoço numa autêntica mina de ouro de ómega 3. Bastam-lhe duas colheres de sopa e já ingeriu a dose diária recomendada. Ricas em fibras e antioxidantes, há quem defenda que ajudam a prevenir o cancro da mama. Veja aqui esta ótima receita de uma granola caseira sem glúten com sementes de linhaça.

 

O resto da lista do health.com inclui, entre outros, mirtilos (ricos em antioxidantes, ótimos para a memória, pressão arterial e metabolismo, e baixos em calorias); morangos e framboesas (também recheados de vitaminas, fibras e antioxidantes, e pouco calóricos); café (a combinação da cafeína e dos antioxidantes tem, curiosamente, benefícios para a saúde); chá (além de hidratar e ser também rico em antioxidantes, o chá verde, por exemplo, é o mais saudável de todos, porque acelera o metabolismo e ajuda a perder peso). E ainda pode optar por mais 3 frutos: kiwi (rico em fibras e vitamina C, é ótimo para a digestão); meloa cantaloupe (tem vitaminas A e C, faz lindamente à pele, tem muita água, logo é hidratante, e é pouco calórica); e a clássica laranja, sobretudo em forma de sumo, obviamente, mas atenção: beba um copo pequeno, porque apesar de ser rico em vitamina C, tem muito açúcar e demasiadas calorias. Finalmente, o único pão permitido nesta lista é o pão integral (tem mais fibras e nutrientes do que os restantes) mas, claro, só com manteiga de amêndoa ou com um ovo por cima! Não se esqueça!

 

Um dia super saudável e nutritivo para si,

Ela

  

fotos: oh she glows, the chriselle factor; with food and love; food fitness fresh air; kirbie cravings; fit mommy diaries; mae bells; cannelle et vanille

 

7 comentários

Comentar post