Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os divinais ovos mexidos com salmão fumado e manteiga tostada do heston blumenthal

Cinquenta e um anos, três estrelas Michelin, vários restaurantes entre os melhores do mundo. Todos estes números só podiam dar um fabuloso cozinheiro de ovos mexidos. Eu sei que parece fácil, eu sei que parece básico – mas não é. Fazer os ovos mexidos perfeitos, com aquela cremosidade inigualável e com aquele sabor único, só pode ser obra de um génio.

O chef Gordon Ramsay, por exemplo, começa sempre por pedir aos novos cozinheiros que entram nas suas cozinhas para fazerem uns ovos mexidos. Se ficarem bons, é porque têm jeito. Se ficarem secos, escusam de continuar.

É por tudo isto que eu passo grande parte dos meus dias à procura de novas técnicas e ideias para fazer fabulosos, cremosos e deliciosos ovos mexidos. E este fim-de-semana calhou experimentar esta espectacular receita do Heston Blumenthal. Já tinha adorado a sua incrível mousse de chocolate só com dois ingredientes, agora chegou a vez dos seus divinais ovos mexidos com salmão fumado.

heston2.jpg

 

Ingredientes

Para 2 pessoas

  • 7 ovos grandes
  • 25 g de leite gordo
  • 20 g de natas
  • 20 g de manteiga
  • 50 g de salmão fumado
  • Umas gotas de viangre de Jerez
  • Umas gotas de beurre noisette

 

Não se assuste com estes termos franceses. A beurre noisette é manteiga tostada e os ovos mexidos de Heston Blumenthal até não são nada difíceis de preparar. Tudo o que precisa de fazer é misturar os ovos com o leite gordo, as natas e a manteiga, com a ajuda de um garfo. Faça isto numa taça de vidro que aguente temperaturas elevadas.

Depois coloque a taça dentro de uma panela com água a ferver para cozinhar os ovos em banho-maria, enquanto vai mexendo. Assim, os ovos vão cozinhar lentamente, ficando muitíssimo cremosos e com delicados pedaços mais consistentes. Isto vai demorar cerca de 15 minutos, o que lhe dará tempo para ir preparando a beurre noisette.

Coloque manteiga sem sal numa panela média e deixe-a cozinhar lentemante, em lume brando. Mal a manteiga começar a ficar acastanhada, desligue o lume para não a deixar queimar. Retire a espuma e as impurezas que se acumularam à superfície e filtre o resto através de um filtro de café. Assim, ficará com uma deliciosa manteiga com um ligeiro sabor a frutos secos e sem os pedaços que queimaram.

Mal os ovos estiverem prontos, misture-os com o salmão fumado cortado em tiras e termine com umas gotas de beurre noisette e mais umas gotas de vinagre de Jerez por cima. A mistura da cremosidade da manteiga com a acidez do vinagre é simplesmente genial. E dá um fabuloso brunch para amanhã. Se tiver dúvidas, veja o chef a preparar esta delícia aqui.

 

Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que o Heston Blumenthal esteja,

Ele

 

receita: heston blumenthal; foto: waitrose tv