Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os melhores aperitivos de última hora para a sua festa de passagem de ano

Já decidiu como é que vai querer entrar em 2018? Eu já. Com um copo de espumante numa mão e um copo de espumante na outra. Na boca conto levar um aperitivo delicioso. Quanto a passas e outras invenções, não fazem propriamente o meu género. A minha querida Mulher Mistério é obcecada pela tradição, já eu sou mais obcecado pela digestão. E por isso é que tenho passado os últimos dias a compilar as melhores receitas de aperitivos para entrarmos no Ano Novo.

Tenho crepes blinis, folhadinhos com queijo derretido e... e o melhor é ver em baixo.

tomate.jpg

 

Tacinhas crocantes com creme de queijo e pesto 

A grande vantagem deste aperitivo delicioso do blog Well Plated é que as tacinhas se compram no supermercado. Nós costumamos comprar umas mini-tarteletes fininhas e crocantes no Ikea, mas pode tentar encontrar tacinhas de massa filo em mercearias gourmet. Depois, o recheio é facílimo de fazer: só precisa de bater queijo creme com iogurte grego até ficar bem suave. Acrescente molho pesto e bata mais um pouco. Finalmente reduza a velocidade para o mínimo e junte tomate seco picado e parmesão ralado.

Quando estiver tudo bem ligado, coloque o creme por cima das tacinhas crocantes. Salpique com um pouco mais de tomate seco e manjericão picados e sirva logo porque, se esperar, as tacinhas crocantes ficam moles. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

giphy.gif

Crepes blinis com natas batidas e caviar 

É um dos nossos aperitivos preferidos cá em casa. Em primeiro lugar, também pode comprar os crepes blinis já prontos no supermercado. Em segundo lugar, fica bem a qualquer altura do dia – até ao brunch. São uns crepes blinis com uma espuma de natas e caviar Tzar (que é um delicioso sucedâneo de caviar produzido mesmo na Rússia).

Primeiro bata um pacote de natas próprias para bater até ficar com uma espuma leve. Aqueça 20 crepes blinis durante um minuto, no microondas, divida a espuma de natas por cima e termine com uma colher de chá de caviar (um frasco grande costuma dar para 20 crepes). Se quiser, também pode acrescentar salmão fumado ou substituir o caviar pelo salmão.

baked-brie-puffs.jpg

Folhadinhos de queijo derretido e doce de morango

Parecem difíceis mas são facílimos. A receita é do fantástico blog Love and Olive Oil e fica pronta em 20 minutos. Primeiro tenda uma folha de massa folhada até ficar com um quadrado com cerca de 30 centímetros. Divida o quadrado em 24 quadrados mais pequenos e coloque cada um deles numa forma redonda para muffins.

Leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 10 minutos até a massa começar a insuflar. Espalme o centro da massa folhada com o cabo de uma colher de pau e volte a levar ao forno durante mais 3 a 5 minutos. Agora, que tem quadradinhos com as pontas levantadas e douradas e o centro quase liso, coloque um pouco de queijo Brie no centro, um quarto de colher de doce de morango e uns pistácios picados.

Leve ao forno durante mais 3 minutos, para derreter o queijo, e pode servir. Espere cinco minutos com os folhadinhos ainda na forma para ser mais fácil desenformar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original e as fotos do passo a passo aqui.

 

Uma óptima passagem de ano para si onde quer que os aperitivos estejam,

Ele 

 

fotos: well plated; casal mistério; love and olive oil