Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ovos benedict com batata doce, o brunch paleo que eu pedi para o dia da mãe

Pois é. Agora aderi à dieta paleolítica. Vejo toda a gente à minha volta a emagrecer loucamente e a resposta é invariavelmente a mesma: paleo. Por isso, estou rendida. Já comecei e prometo ir contando aqui a minha evolução. Mas uma coisa é certa: vou ficar estupenda, como diria a minha querida Avó Mistério, este verão. E este brunch que descobri no blog Nyssa’s Kitchen é uma maravilha: tem fatias de batata doce, uma salada com tomate cherry e rúcula, uns deliciosos ovos escalfados e um molho holandês e tahine.

Como hoje é Dia da Mãe, o meu querido Marido Mistério disse para eu escolher o nosso brunch de hoje. E vai ser assim.

Ele só vai precisar de batatas doces médias, óleo de coco ou ghee derretido, sal, pimenta e paprica. Para a salada, é bom ter à mão um misto de folhas verdes, rúcula, endro e coentros, cebola roxa fatiada, pepino cortado às fatias, tomates cherry cortados ao meio, azeite, sumo de limão, sal e sementes de sésamo. Depois, claro, precisa de ovos e de vinagre de sidra. Para fazer o molho holandês paleo, o meu querido Marido Mistério vai precisar de gemas de ovos, ghee derretido, tahine, sumo de limão, sal, paprica e uma pitada de alho em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

mediterranean-eggs-benedict-30.jpg

 

Comece por fazer as batatas doces: pré-aqueça o forno a 220º C. Lave as batatas doces e corte-as ao comprido em fatias com cerca de meio centímetro. Espalhe por cima o óleo de coco ou o ghee derretido, tempere com sal, pimenta e um pouco de paprica. Leve ao forno durante 14 minutos, retire, vire-as ao contrário, e deixe cozinhar durante mais 5 minutos.

Enquanto as batatas doces estão no forno, prepare a salada: misture numa taça as folhas verdes, a rúcula, o endro e os coentros, a cebola roxa, o pepino e os tomates cherry, e reserve.

Entretanto, ponha água a ferver no liquidificador e deixe assentar enquanto faz os ovos escalfados com o vinagre de sidra. Espreite aqui o truque de Jamie Oliver para escalfar os ovos.

Agora faça o molho. Retire a água a ferver do liquidificador e seque-o. Junte as gemas de ovos, o sumo de limão, o molho tahine, o sal e a paprica e misture com a potência no mínimo. Enquanto está a misturar, junte lentamente o ghee derretido, até obter o molho. Se ficar demasiado espesso, acrescente um bocadinho de água quente.

Finalmente, tempere a salada com o azeite, o sumo de limão e uma pitada de sal. Disponha as fatias de batata doce tostadas, coloque por cima a salada, os ovos escalfados e o molho holandês. Decore com uma pitada de paprica, sementes de sésamo, flor de sal, e delicie-se!

 

Um ótimo Dia da Mãe,

Ela

 

receita e foto: nyssa’s kitchen