Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ovos escondidos numa nuvem de claras, a receita que vai revolucionar os seus brunches

Chamam-se ovos devaux e são a mais espectacular criação do chef Davy Devaux para um brunch em casa. Trata-se de um revolucionário ovo escalfado, só que, em vez de atirar tudo para dentro de uma panela de água a ferver, vai cozinhar a gema do ovo dentro de uma nuvem de claras. 

Por fora vai ficar com uma cobertura tostada na frigideira, por dentro terá um recheio em espuma feito com as claras. E, quando cortar esta delícia com a faca, a gema líquida vai espalhar-se de forma irresistível. Se servir isto por cima de uma torrada de pão integral, tem à sua frente o pequeno-almoço do ano.

Tudo o que vai precisar é de 1 ovo, 1 fatia de bacon frito crocante (opcional), 1 torrada de pão integral (se estiver de dieta, claro...), meio limão e óleo de coco. Para ver a receita original e o vídeo com a preparação passo a passo, clique aqui no site de Davy Devaux.

Eggs-Devaux-cut-in-half.jpg

 

Antes de qualquer outra coisa, tem de ter um anel de cozinha ou um corta massas alto, com cerca de dois dedos de altura. É isso que vai servir de forma para os seus ovos. Depois separe a gema da clara. Bata a clara à mão, juntamente com umas gotas de limão – para não deslaçar –, mas não a deixe demasiado consistente, tipo claras em castelo: a ideia é ficar com uma espuma meio líquida para cozinhar bem. Unte o interior do anel de cozinha com óleo de coco, para a clara não agarrar, e coloque-o por cima de uma frigideira anti-aderente aquecida com mais um pouco de óleo de coco derretido no fundo. 

constructing-eggs-devaux.jpg

Encha cerca de um terço do anel de cozinha com uma parte da clara em espuma, deixando um pequeno desnível no meio. Espalhe umas lascas de bacon crocante à volta do desnível. Deite a gema com cuidado para o meio, sem a deixar rebentar, e tape-a com o resto da clara em espuma, enchendo todo o anel de aço até cima. Ligue o lume e deixe o fundo da clara fritar durante dois a três minutos em lume médio. Vire o anel ao contrário rapidamente, sem deixar as claras desfazerem-se e frite do outro lado durante mais uns dois minutos.

Agora é só separar a clara do anel de cozinha, passando uma faca à volta, junto à extremidade, retirá-la de dentro do anel e colocá-la por cima da torrada. Sirva logo porque as claras mirram ao fim de três minutos. Se tiver dúvidas, veja aqui o vídeo com o passo a passo.

São ou não são os ovos mais espectaculares que já viu? Eu estou verdadeiramente rendido. Ovos Devaux, aí vou eu!

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita e fotos: davy devaux