Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ovos gratinados com parmesão, um pequeno almoço tão fácil que até uma criança consegue fazer

Estive uma semana inteira a ouvir quatro vozes enérgicas a pedirem:

– Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

– Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

– Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

– Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

Eu sei, vida de pai pode ser repetitiva. Mesmo a vida de um Pai Mistério. Para tentar evitar ouvir esta frase mais 758 vezes nos próximos sete dias, resolvi procurar uma receita simples e deliciosa que qualquer criança conseguisse fazer. Ok, qualquer criança talvez não. Mas muitas crianças, sim. E encontrei estes fantásticos ovos naquele que é cada vez mais um dos meus blogs de comida favoritos, o Pinch of Yum.

image.jpeg

 

Ingredientes 

  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de chá de azeite
  • 1 chalota picada
  • 1 colher de sopa de alecrim picado
  • 1/2 colher de sopa de tomilho fresco picado
  • 1/2 colher de chá de flor de sal
  • 6 ovos
  • 1 colher de sopa de natas
  • Parmesão ralado no momento

 

Num tacho pequeno, aloure a chalota com a manteiga e o azeite, sem deixar queimar. Junte as ervas aromáticas e a flor de sal e retire do lume. Misture tudo de forma grosseira (não o "grosseiro" ao estilo do comendador da novela da SIC, mas o "grosseiro" de grosso mesmo – a ideia é ficar com um molho ligeiramente cremoso). Aqueça o forno a 190º C e coloque um colher de chá de manteiga no fundo de cada um dos três ramequins. Leve ao forno até a manteiga estar derretida. Deite depois uma colher de chá de natas em cada ramequim, dois ovos (sem rebentar a gema, claro!) e um pouco da mistura de ervas. Leve ao forno durante sete minutos. Ligue o grelhador do forno, coloque o parmesão ralado por cima e leve novamente a gratinar durante um a dois minutos.

E agora vem a parte mais importante: diz a autora da receita que o tempo no forno tem de ser seguido ao minuto. Ao minuto, excelências! Um minuto a mais pode significar uma gema líquida a menos. E isso é tudo o que não se quer nesta receita. Como diriam os franceses, faça atenção: a clara tem de ficar cozinhada e a gema líquida. O sucesso do ovo está nas suas mãos.

Depois de retirar do forno, deixe o ramequim assentar três a cinco minutos antes de servir com uma fatia de pão torrado. É ou não a melhor maneira de iniciar quatro pestes na alta cozinha?

 

Um bom pequeno-almoço para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: pinch of yum