ovos gratinados com parmesão, um pequeno almoço tão fácil que até uma criança consegue fazer

    Estive uma semana inteira a ouvir quatro vozes enérgicas a pedirem:

    – Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

    – Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

    – Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

    – Pai, queremos fazer o pequeno-almoço!

    Eu sei, vida de pai pode ser repetitiva. Mesmo a vida de um Pai Mistério. Para tentar evitar ouvir esta frase mais 758 vezes nos próximos sete dias, resolvi procurar uma receita simples e deliciosa que qualquer criança conseguisse fazer. Ok, qualquer criança talvez não. Mas muitas crianças, sim. E encontrei estes fantásticos ovos naquele que é cada vez mais um dos meus blogs de comida favoritos, o Pinch of Yum.

    image.jpeg

     

    Ingredientes 

    • 1/2 colher de sopa de manteiga
    • 1/2 colher de chá de azeite
    • 1 chalota picada
    • 1 colher de sopa de alecrim picado
    • 1/2 colher de sopa de tomilho fresco picado
    • 1/2 colher de chá de flor de sal
    • 6 ovos
    • 1 colher de sopa de natas
    • Parmesão ralado no momento

     

    Num tacho pequeno, aloure a chalota com a manteiga e o azeite, sem deixar queimar. Junte as ervas aromáticas e a flor de sal e retire do lume. Misture tudo de forma grosseira (não o “grosseiro” ao estilo do comendador da novela da SIC, mas o “grosseiro” de grosso mesmo – a ideia é ficar com um molho ligeiramente cremoso). Aqueça o forno a 190º C e coloque um colher de chá de manteiga no fundo de cada um dos três ramequins. Leve ao forno até a manteiga estar derretida. Deite depois uma colher de chá de natas em cada ramequim, dois ovos (sem rebentar a gema, claro!) e um pouco da mistura de ervas. Leve ao forno durante sete minutos. Ligue o grelhador do forno, coloque o parmesão ralado por cima e leve novamente a gratinar durante um a dois minutos.

    E agora vem a parte mais importante: diz a autora da receita que o tempo no forno tem de ser seguido ao minuto. Ao minuto, excelências! Um minuto a mais pode significar uma gema líquida a menos. E isso é tudo o que não se quer nesta receita. Como diriam os franceses, faça atenção: a clara tem de ficar cozinhada e a gema líquida. O sucesso do ovo está nas suas mãos.

    Depois de retirar do forno, deixe o ramequim assentar três a cinco minutos antes de servir com uma fatia de pão torrado. É ou não a melhor maneira de iniciar quatro pestes na alta cozinha?

     

    Um bom pequeno-almoço para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: pinch of yum

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *