ovos no forno com salmão fumado, o jantar ideal para hoje

    Não sei se lhe acontece o mesmo, mas ao domingo dá-me uma preguiça tão grande, mas tão grande que consegue ser inversamente proporcional à minha vontade de me inscrever num ginásio. Deus me livre. Não me apetece fazer nada, mas infelizmente, nos últimos tempos, tenho passado os meus domingos à frente do computador. Não me posso queixar, adoro trabalhar, mas, bolas, também não era preciso tanto.

    E já se sabe, em dias de preguiça, não dá para estar mais de meia hora na cozinha. Esta receita do blog Del´s Cooking Twist demora 25 minutos a fazer e pode ser o que quiser: um pequeno-almoço, um almoço ou um jantar. Por mim, vai ser o nosso jantar de hoje. Eu escolho, Ele faz. E assim se vai mantendo um casamento estável e feliz.

    Para fazer esta maravilha só precisa de chalotas picadas, manteiga sem sal, vinho branco seco, crème fraîche, ovos, pão integral (de preferência) cortado em fatias, salmão fumado cortado em fatias, endro, sal e pimenta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creamy-Smoked-Salmon-Baked-Eggs_0953.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Prepare um tabuleiro onde caibam 4 ramequins. Encha-o de água (cerca de 2/3) e coloque-o no forno.

    Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira e junte as chalotas. A seguir, junte o vinho branco, deixe reduzir durante alguns minutos. Depois junte o crème fraîche, mexa, e retire do lume.

    Divida a mistura que obteve pelos 4 ramequins. Abra um ovo para dentro de cada um e coloque os ramequins no tabuleiro com água. Deixe no forno, em banho-maria, durante cerca de 10 minutos ou até as claras dos ovos ficarem brancas e firmes.

    Entretanto, toste as fatias de pão e corte-as em tiras. Retire os ramequins do forno, decore com as fatias de salmão fumado e uns raminhos de endro.

    Tempere com sal e pimenta e sirva com o pão tostado.

     

    Um resto de um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: del’s cooking twist

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *