panquecas com chocolate derretido por dentro, o brunch mais irresistível para este fim‑de‑semana

    Continua a esquizofrenia alimentar nesta casa. Um dia temos tartes sem farinha, no outro temos panquecas deste calibre. Não só levam farinha, como também levam açúcar, manteiga, chocolate e tudo o resto a que um ser humano livre e independente tem direito.

    Esta receita do fabuloso blog The Cookie Rookie é absolutamente imperdível. Não quero saber se é calórica, não quero saber se engorda, o que interessa é que eu tenho de provar esta loucura. Além de a massa ser feita com as claras batidas em castelo, o que torna as panquecas estupidamente leves e macias, ainda é recheada com pepitas de chocolate que vão derreter no interior e espalhar-se de forma irresistível por toda a panqueca.

    Para fazer esta loucura vai precisar de ovos, farinha, fermento, açúcar, sal, leite (gordo, claro!), extracto de baunilha, extracto de amêndoa, manteiga sem sal derretida e pepitas de chocolate. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    chocoalte-chip-pancakes-chocolate-syrup-6-of-8.jpg

     

    O primeiro passo desta divinal receita é bater as claras em castelo. São elas que vão dar uma textura muito mais leve e macia à massa.

    Deixe as claras de parte e, noutra taça, bata as gemas com o leite, a manteiga derretida e os extractos de baunilha e amêndoa, durante cerca de dois minutos.

    Misture agora a farinha com o açúcar, o fermento e o sal e mexa tudo muito bem com os ovos batidos. Envolva finalmente as claras em castelo na massa, com a ajuda de uma espátula. Mas tenha cuidado para não mexer demasiado, caso contrário a massa vai perder volume – não precisa de ficar tudo bem ligado.

    Chegou o momento de cozinhar as panquecas. Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e deite uma pequena quantidade de massa no meio. Deixe cozinhar. Assim que começarem a formar-se bolhas à superfície da massa, espalhe as pepitas de chocolate pelo topo. Deixe cozinhar mais um pouco. Só quando as pequenas bolhas do topo começarem a rebentar, é que deve confirmar se o fundo da panqueca está cozinhado e dourado. Vire a panqueca com cuidado e deixe cozinhar o outro lado. As pepitas de chocolate vão derreter dentro da massa e espalhar-se de forma irresistível pelo recheio das panquecas.

    Repita estes passos até acabar a massa.

    Sirva as panquecas com mais chocolate derretido por cima e umas natas batidas. Também pode colocar uns mirtilos e umas framboesas frescas que fica delicioso.

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que a dieta esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the cookie rookie

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *