Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas com recheio de maçã caramelizada: a melhor invenção para 2017

Não comece já a olhar de lado para mim. Eu sei que o país inteiro está de dieta, mas – francamente! – hoje é Dia de Reis! É dia de festa! E é dia da primeira excepção do ano à dieta! E nem sequer estamos a falar de uma excepção assim tão grande, porque cada panqueca só tem 195 calorias, o que não é propriamente uma tragédia.

Esta divinal receita do blog Pinch of Yum, um dos meus blogs de comida preferidos, tem uma particularidade verdadeiramente irresistível: dentro da massa de cada panqueca estão enxertadas (sempre sonhei poder usar esta palavra numa receita) deliciosas rodelas de maçã. É isso mesmo que acabou de ler: as fatias de maçã estão inteirinhas dentro da própria massa, por isso são muito menos hidratos de carbono que vai ingerir. Além disso, metade da farinha usada é de trigo integral. Eu não disse que a receita não era dramática para a sua dieta?

Tudo o que vai precisar é de farinha normal, farinha de trigo integral, fermento, sal, mel, manteiga derretida, leite e um ovo. Para as fatias de maçã caramelizadas, vai precisar de duas maçãs, açúcar mascavado, farinha e canela. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

apple-pancakes-on-plate1-600x900.jpg

 

A beleza de toda esta receita são as fatias de maçã caramelizadas que lhe vão aparecer inteirinhas no meio da massa das panquecas. Comece por juntar numa taça as farinhas, o fermento e o sal. Noutra taça, bata o mel com a manteiga derretida, o leite e o ovo. Junte o conteúdo das duas taças, mexendo até ficar com uma massa suave para as panquecas.

Agora, sim, vamos às maçãs. Retire o caroço das maçãs e depois corte-as em círculos fininhos. Mergulhe os círculos numa mistura feita com o açúcar mascavado, a farinha e a canela e depois caramelize-os numa frigideira com um bocadinho de manteiga. Coloque três fatias de maçã de cada vez e deixe-as fritar um ou dois minutos em lume brando, dos dois lados. Assim que as três fatias de maçã estiverem mais macias, junte-as no centro da frigideira e despeje a massa de panquecas por cima delas.

A massa vai espalhar-se envolvendo as maçãs. Deixe cozinhar um pouco como se fosse uma panqueca normal. Assim que a massa começar a fazer bolhas e o fundo estiver tostado, vire cuidadosamente a panqueca com a maçã lá dentro e deixe cozinhar do outro lado. Repita isto, usando três rodelas de maçã por panqueca. Se tiver dúvidas, veja as fotos do passo-a-passo aqui.

Sirva com iogurte grego, nozes picadas e mel por cima e vai ver como a textura da maçã no meio da panqueca o vai deixar de queixo caído.

 

Um bom fim-de-semana para si onde quer que as panquecas estejam,

Ele

 

receita e foto: pinch of yum