Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de aveia e avelã sem açúcar, a receita ideal para começar em grande este feriado

Ah e tal, uma blogger não tem fins de semana nem feriados. Está sempre a trabalhar, é verdade. Mas quem corre por gosto não cansa. Além disso, verdade seja dita, eu não sou blogger. Tenho uma profissão que adoro, que também não sabe muito bem o que é isso dos fins de semana.

No fundo eu sou uma espécie de Violet Crawley, da série Downton Abbey, quando perguntava boquiaberta e horrorizada:

- What is a weekend? -  Só que em versão pobre e da classe trabalhadora. E mais nova, vá.

Por isso aqui estou eu, em pleno feriado, a sugerir a receita ideal para alegrar a sua manhã: umas saudáveis e deliciosas panquecas de aveia e avelã sem açúcar, que descobri no ótimo site australiano Cooked.

Só precisa de flocos de aveia, avelãs moídas, farinha integral com fermento, azeite, ovos e leite para as panquecas propriamente ditas. Para o molho de frutos vermelhos, vai precisar de uma mistura de frutos vermelhos congelados, sumo de uma laranja e xarope de ácer.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 12 panquecas, espreite aqui a receita original.

f16d0fbcef8ed8cd7c5e5f8686327940

 

Comece por fazer o molho, colocando os frutos vermelhos e o sumo de laranja num tacho em lume médio baixo durante cerca de 10 minutos ou até os frutos vermelhos ficarem macios. Junte o xarope de ácer, mas é opcional. Se preferir, pode bater com a varinha mágica e transformar o molho numa espécie de puré, ou então sirva assim mesmo.

Para fazer as panquecas, triture primeiro os flocos de aveia numa liquidificadora e transfira-os para uma taça com as avelãs moídas e a farinha integral. Faça um buraco no centro.

Junte o azeite, os ovos e o leite e comece a misturar aos poucos os ingredientes líquidos com os secos. Se a massa ficar demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite.

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio. Faça as panquecas uma a uma, colocando um pouco da massa no centro da frigideira, formando um círculo. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado ou até ficarem douradas. Transfira para uma travessa e mantenha-as quentes no forno enquanto faz as restantes.

Sirva-as ainda quentes com o molho de frutos vermelhos por cima.

 

Leia ainda:

 

Um ótimo e delicioso feriado,

Ela

 

receita e foto: cooked