Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de batata doce, uma maneira surpreendente de começar o seu dia

Estou fascinado com a infinita capacidade de o público dar atenção ao que realmente importa. Por exemplo, no novo teledisco de Adele, os mais distraídos poderiam estar atentos à música, à letra ou à fantástica voz da cantora. Mas não. O que verdadeiramente mobilizou o público foi o modelo do telemóvel que aparece durante um segundo e meio no filme. Foi isso que gerou comentários, críticas, desabafos e as mais inteligentes observações que se viram nos últimos meses.

Seria o mesmo que olhar para esta magnífica receita do blog Love and Olive Oil, e focar-se, não a batata doce, mas na quantidade exacta de canela. Para evitar mais polémicas, eu resolvi simplificar ligeiramente a receita: esqueça o xarope de leite condensado, baunilha e canela e foque-se na batata doce – além de dar um sabor absolutamente surpreendente às panquecas, dá-lhes também uma textura especial.

sweet-potato-pancakes-600x900.jpg

 

Tudo o que tem de fazer é misturar bem numa taça a farinha de trigo com fermento, bicarbonato de sódio, sal, canela, gengibre em pó, noz moscada e cravinho. Noutra taça, bata o leitelho (buttermilk) com puré de batata doce, dois ovos grandes, açúcar mascavado e extracto de baunilha. Junte as duas taças com duas colheres de sopa de manteiga derretida. Mexa bem e, assim que ficar com uma massa homogénea, deixe assentar durante cinco minutos. 

Depois, só tem de aquecer uma frigideira com um bocadinho de manteiga e cozinhar as panquecas em lume médio, durante cerca de 3 a 4 minutos, até ficarem douradas. Não se esqueça de ir colocando as panquecas já prontas no forno, a 80º C, enroladas em papel vegetal, para não arrefecerem enquanto faz as outras.

Sirva simples, com doce, xarope de ácer ou com o tal xarope de leite condensado. Ah, e não se esqueça, o mais importante é a 1/2 colher de chá de canela. Veja aqui as quantidades exactas de todos os ingredientes.

 

Umas óptimas panquecas para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

receita e foto: love and olive oil

1 comentário

Comentar post