panquecas de coco tostado no forno, o brunch que nos vai levar à loucura (se é que não já lá estamos)

    Sábado sem panquecas cá em casa é como Marcelo Rebelo de Sousa sem umas beijocas repenicadas na rua: não consta. E por isso dedico todas as minhas sextas-feiras a um intensíssimo trabalho de pesquisa em busca de receitas novas e originais. E onde é que essas receitas acabam? Exactamente, em cima da sua mesa, porque também nisso eu sou igual ao Marcelo – incapaz de guardar um segredo.

    E o segredo que tenho hoje para lhe sussurrar ao ouvido é uma receita do fantástico blog Minimalist Baker: umas divinais, ultra saudáveis e vegan panquecas de coco tostado no forno. Como é que é, panquecas no forno? Exactamente, tudo começa com o coco tostado. Mas antes vamos aos ingredientes.

    Para fazer este Taj Mahal da culinária vai precisar de coco ralado grosso, açúcar de coco, fermento, farinha de espelta, farinha de aveia, sementes de linhaça raladas, óleo de coco, xarope de ácer e leite de coco (em pacote e não em lata) ou então leite de amêndoa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

    AMAZING-VEGAN-Toasted-Coconut-Pancakes-aka-Better-

     

    Comece por tostar o coco ralado no forno. Coloque-o em cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e deixe-o tostar a 180º C durante três a cinco minutos, até começar a ficar dourado (mexa pelo menos uma vez para não deixar queimar e manter tudo uniforme). Ponha o coco juntamente com o açúcar de coco num triturador e pique até ficar bem misturado. Deixe de parte enquanto junta as sementes de linhaça raladas com 2,5 colheres de sopa de água. 

    Agora que já tratou dos preparativos, atire-se à massa. Misture 45 g do coco ralado numa taça grande com o fermento, uns grãos de sal e as farinhas de espelta e de aveia. Noutra taça, misture as sementes de linhaça com o xarope de ácer, o leite e o óleo de coco. Junte as duas taças enquanto mexe bem. O objectivo é ficar com uma massa semi-espessa. Se estiver espessa de mais, coloque um pouco de leite de coco. Assim que estiver pronta, deixe a massa assentar durante cinco minutos.

    Depois, frite as panquecas numa frigideira, em lume médio, com um pouco de óleo de coco no fundo, durante cerca de três minutos de cada lado. Antes de virar cada panqueca, salpique a parte de cima com um pouco mais de coco ralado tostado. para lhe dar um toque crocante. Se tiver dúvidas, veja as fotografias do passo a passo aqui.

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: minimalist baker

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *