panquecas de iogurte grego e limão, uma receita sem glúten nem açúcar só com 85 calorias

    São leves, são fofas, são macias, são saudáveis, são deliciosas, são fáceis, são uma tentação, são sem glúten nem açúcar… são incríveis e irresistíveis e vão ser o nosso pequeno-almoço hoje.

    Tenho dito. Estou sem fôlego. Do calor (isto só pode ser o fim do mundo! O que é que são estas temperaturas, meu Deus?) e de felicidade porque se há coisa que me faz levantar da cama cheia de energia é a perspetiva de um ótimo pequeno-almoço… então se incluir panquecas sinto-me no paraíso, apesar do inferno do bafo que invadiu a Mansão Mistério e todo o país por estes dias. Ontem comprei os ingredientes, hoje o meu Maridão vai pôr o avental para fazer esta delícia saudável que descobri no blog Kristine’s Kitchen.

    Só precisa de farinha sem glúten, fermento, bicarbonato de sódio, sal, raspas de 2 a 3 limões (depende do tamanho), sumo de limão, leite, iogurte grego natural, ovos, mel ou xarope de ácer e extrato de baunilha. Para decorar, comprei morangos e xarope de ácer.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 panquecas, espreite aqui a receita original.

    lemon-greek-yogurt-pancakes-1200-6403-600x900.jpg

     

    Comece por misturar, numa taça média, a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as raspas de limão, e reserve. Junte, num copo medidor, o sumo de limão e o leite. Ponha de lado também.

    Entretanto, numa taça grande, misture bem o iogurte grego, os ovos, o mel e a baunilha. Junte a mistura do leite com o sumo de limão até obter um creme macio. Acrescente os ingredientes secos a esta mistura e bata bem até obter uma massa homogénea. A massa vai ficar muito espessa mas não estranhe, é normal. Tenha cuidado para não bater demais. Deixe assentar durante 5 minutos.

    Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e espalhe um pouco de spray de cozinha.

    Ponha 2 ou 3 colheres de sopa de massa de cada vez no centro da frigideira e deixe formar uma panqueca. Cozinhe de um lado e do outro, durante cerca de 2 a 3 minutos (o ideal é virar quando a panqueca começar a formar bolhas). Repita o processo até terminar a massa. Sirva as panquecas com morangos frescos cortados às fatias e um fio de xarope de ácer.

    Quer saber da melhor? Cada panqueca destas tem apenas 85 calorias! Não é maravilhoso? Vou comer uma… e meia, vá… OK, duas… ou três! Que se lixe, como as que me apetecer!

     

    Leia ainda:

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: kristine’s kitchen

    5 comentários em “panquecas de iogurte grego e limão, uma receita sem glúten nem açúcar só com 85 calorias

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *