Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de quinoa com molho de morango: são saudáveis, senhores, são saudáveis!

Ok provavelmente engordam um bocadinho… mas só um bocadinho. Este fim de semana vamos experimentar esta receita incrível do blog Recipe Runner. Sim, ainda temos vários sacos de quinoa na despensa mistério. Não têm fim. Depois da taça de pequeno-almoço com quinoa e manteiga de amendoim, das pizzas com base de quinoa no micro-ondas, da quinoa de coco com abacate e camarão, e ainda da taça de quinoa com chocolate preto vegan, ainda temos quilos de quinoa em casa. Ele é um homem manifestamente exagerado.

Por isso, o nosso fim de semana vai começar como sempre: com panquecas mas… de quinoa, para variar e porque é mais saudável.

O meu querido e amado Marido Mistério vai precisar de quinoa vermelha, farinha de trigo integral, farinha, açúcar, fermento, sal, canela em pó, leite magro, duas claras de ovo, extrato de baunilha, extrato de amêndoa e morangos cortados em pequenos cubos. Para o molho de morangos, vai precisar de mais morangos cortados em pequenos pedaços, xarope de ácer e extrato de baunilha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 a 18 panquecas, espreite aqui a receita original.

StrawberryQuinoaPancakes3.jpg

 

Numa panela pequena, com o lume no máximo, ferva duas chávenas de água com meia colher de chá de sal. Quando a água começar a ferver, junte a quinoa lavada, tape e reduza o lume para médio-baixo. Deixe cozer durante cerca de 20 minutos ou até toda a água ter sido absorvida. Deixe a quinoa arrefecer à temperatura ambiente.

Para fazer o molho de morango, junte num tacho pequeno os morangos, a baunilha e o xarope de ácer. Ferva a mistura e depois reduza o lume para médio-baixo, deixando o molho ferver durante 8 a 10 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o molho engrossar, retire do lume.

Entretanto, numa taça grande, misture as farinhas, o açúcar, o fermento em pó, o sal e a canela. Num copo medidor, junte o leite, as claras de ovo e os extratos de baunilha e de amêndoa. Misture os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e mexa bem até obter uma consistência homogénea. Acrescente a quinoa, que entretanto arrefeceu, e os morangos, mas tenha cuidado: não bata a massa demasiado.

Tape a massa das panquecas e leve-a ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos a uma hora.

Depois de a massa assentar, aqueça uma frigideira com um fio de azeite ou um spray de cozinha. Ponha cerca de um quarto de chávena da massa na frigideira e deixe cozinhar até a panqueca começar a borbulhar. Vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado até ficar com um tom dourado. Repita o processo para fazer todas as panquecas. Sirva-as quentes com o molho de morango por cima.

 

Um ótimo e delicioso fim de semana,

Ela

 

receita e foto: recipe runner