Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de ricotta e limão, o meu pequeno-almoço para quando eu for magra (ou seja, no dia de são nunca à tarde)

Sou completamente viciada em panquecas, desde que me lembro de existir. Aliás, os nossos queridos filhos mistério admitem que é a única coisa que sei fazer de jeito na cozinha… e ovos mexidos também, e… mais nada, mesmo. De facto, como desde pequenina que as faço, tenho praticamente um doutoramento em panquecas. E estas que descobri no blog Half Baked Harvest estão a enlouquecer-me... Já nem durmo a sonhar com elas: o queijo ricotta torna estas panquecas mais fofinhas e as raspas de limão dão-lhes um ligeiro sabor cítrico e fresco.

Só preciso de 3 ovos (com as claras e as gemas separadas), açúcar, casca de dois limões ralada, extrato de baunilha, manteiga derretida, leite, mistura para panquecas e queijo ricotta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

image.jpeg

 

Comece por bater as claras em castelo, depois junte-lhes uma colher de sopa de açúcar e continue a bater até obter uma mistura firme. Reserve.

Numa taça grande, misture as gemas com duas colheres de sopa de açúcar, as raspas de limão, a baunilha e bata bem. Junte a manteiga derretida e o leite até obter uma consistência macia. Acrescente a mistura para panquecas e volte a mexer com uma espátula de borracha. Junte as claras e volte a misturar tudo. Finalmente, junte o queijo ricotta. A massa vai ficar com um aspeto grumoso, é normal, não estranhe.

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Ponha 3 a 4 colheres de sopa da massa no centro da frigideira. Quando se começarem a formar pequenas bolhas, vire a panqueca ao contrário, até ficar acastanhada de ambos os lados.

Repita o processo com o resto da massa.

Sirva as panquecas com a sua fruta preferida, açúcar em pó ou xarope de ácer.

Era tão bom não era? Agora só me falta emagrecer para poder fazer esta maravilha!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita: betty crocker; foto: half baked harvest