panquecas integrais com ricotta e mirtilos (para quem já está em estágio para o natal)

    Já é um ritual sagrado. Chega o fim-de-semana e o meu querido Marido Mistério saca da frigideira para fazer as panquecas da praxe. Eu só tenho uma missão: encontrar uma receita que ainda não tenhamos feito e, de preferência, saudável. Começa a ser uma missão difícil, mas nada é impossível para a Super Mulher Mistério! Desculpe-me. Excedi-me… mas há dias em que me sinto mesmo uma super-mulher (eu e todas as mulheres que são mães, trabalham e ainda têm um blog e… uma casa para organizar… e presentes de Natal para comprar… ai que já estou a panicar!). Enfim. Claro que cumpri a minha missão com todo o esmero e descobri no blog Unrefined RD estas deliciosas e saudáveis panquecas integrais com ricotta e mirtilos.

    O meu querido (e também ele super dotado) Marido Mistério só vai precisar de farinha integral, bicarbonato de sódio, sal, leite de soja, vinagre de cidra, queijo ricotta, manteiga derretida, raspas de limão, xarope de ácer, um ovo batido e mirtilos frescos.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

    whole_wheat_ricotta_blueberry_pancakes6.jpg

     

    Junte o vinagre e o leite de soja numa taça. Deixe assentar enquanto prepara o resto dos ingredientes. Misture os ingredientes secos numa taça média: a farinha integral, o sal e o bicarbonato de sódio. Mexa bem e reserve. Numa outra taça, junte os ingredientes líquidos: a mistura do leite de soja com o vinagre, o xarope de ácer, o ovo, a manteiga derretida, a ricotta e as raspas de limão. Bata bem com a ajuda de um garfo.

    Depois, junte os ingredientes líquidos com os secos e envolva-os bem.

    Aqueça uma colher de sopa de manteiga numa frigideira anti-aderente. Coloque no centro da frigideira um pouco da massa formando uma espécie de disco. Ponha por cima alguns mirtilos e, quando começar a borbulhar, vire a panqueca ao contrário. Repita o processo até terminar a massa e sirva as panquecas com manteiga extra, mirtilos frescos, canela e xarope de ácer.

    Que tal? Vamos para a cozinha?

     

    Um ótimo fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: unrefined rd

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *