Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas vegan, sem glúten e sem açúcar? até que enfim uma boa notícia para a minha dieta!

Ora aqui está um sonho tornado realidade. Eu adoro panquecas. Mas tenho este pequeno grande problema: é que, infelizmente, as panquecas engordam e não é pouco. Por isso, como uma de vez em quando, mais ou menos quando o rei faz anos. Quando eu descobri esta incrível receita do blog Dolly and Oatmeal, a minha vida mudou. Recheadas de proteínas graças à farinha de quinoa, conseguem ser doces graças à farinha de aveia. E são tão boas que se tornam viciantes. O melhor de tudo? É que pode comê-las sem culpa.

Vou precisar de sementes de linhaça e água, para substituir os ovos. Depois, a receita leva leite de amêndoa sem açúcar, vinagre de cidra, óleo de coco, xarope de ácer, extrato de baunilha, farinha de aveia sem glúten, farinha de quinoa, canela em pó, fermento, bicarbonato de sódio, sal e uma super mistura de sementes: de girassol e de abóbora tostadas, chia, cânhamo, papoila, e sésamo pretas. Se quiser saber as doses certas para 8 a 10 panquecas grandes, espreite aqui a receita original.

super+seed+power+pancakes+(gf+++v)+-+dolly+and+oat

 

Comece por misturar as sementes de linhaça com a água, reserve durante 10 minutos até a mistura começar a ficar parecida com a consistência de um ovo. No copo medidor, junte o leite de amêndoa e o vinagre de cidra e deixe a mistura assentar durante 10 minutos, até a superfície ficar com um aspeto coalhado e com bolhas. Depois acrescente o óleo de coco, o xarope de ácer, o extrato de baunilha e o substituto do ovo (a mistura de linhaça) e coloque de parte.

Numa taça grande, misture as farinhas, a canela, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a super mistura de sementes. Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos até formarem uma massa homogénea. Deixe assentar durante cerca de 5 minutos até engrossar. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 80º C e prepare um tabuleiro com papel vegetal.

Coloque uma frigideira em lume médio e, quando estiver quente, espalhe o azeite no fundo. Despeje cerca de duas colheres de sopa da massa no meio da frigideira e forme uma panqueca. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos em cada lado até ficar dourada. Vá colocando as panquecas no forno à medida que as for fazendo para as manter quentes e repita o processo até acabar a massa, juntando mais azeite se precisar.

Disponha as panquecas ainda quentes numa travessa, decore com os seus toppings preferidos, como fatias de manga ou banana, sementes de chia, pólen, amêndoas laminadas, sementes de cânhamo, pepitas de cacau ou canela, e finalize com um fio de xarope de ácer.

 

Um ótimo e saudável domingo,

Ela

 

receita e foto: dolly and oatmeal

1 comentário

Comentar post