Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

papas de aveia com sementes de chia e banana caramelizada para celebrar a chegada de mais um fim-de-semana

É o meu maior truque para enfrentar as minhas inúmeras dietas: optar por pratos que nos alimentam mais os olhos do que a boca, pratos tão bonitos, com tão bom aspeto que nos saciam só de olhar. E não é que a técnica resulta? Fico tão feliz a olhar para o prato que basta-me dar duas garfadas (ou colheradas, neste caso) e tenho uma sensação de… absorção imediata. Exemplo disso é esta maravilhosa receita do infalível Half Baked Harvest que vai ser o meu pequeno-almoço este fim-de-semana.

Só preciso de flocos de aveia (se precisar, também há sem glúten), leite de coco e de amêndoa, água, sementes de chia, extrato de baunilha, uma pitada de sal, raspas de chocolate preto, mel, e para decorar: amêndoas laminadas, coco tostado, raspas de limão ou de laranja, sementes de cânhamo e sementes de chia. Para as bananas caramelizadas, preciso das propriamente ditas maduras e cortadas às rodelas, óleo de coco e açúcar de coco ou mascavado… Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Coconut-Chia-Oats-with-Caramelized-Bananas-2.jpg

 

Numa panela média, junte os flocos de aveia, o leite de coco e amêndoa, a água e as sementes de chia. Deixe a mistura ferver ligeiramente e depois reduza para lume médio-baixo, mexendo várias vezes até o líquido ter sido absorvido e a aveia ter engrossado, durante 15 minutos.

Retire do lume e junte a baunilha e o sal. Se as papas de aveia ficarem demasiado espessas acrescente mais um bocadinho do leite de coco e amêndoa.

Entretanto, aqueça uma frigideira com um fio de óleo de coco em lume médio-alto. Espalhe o açúcar de coco ou o mascavado nos dois lados das rodelas de banana. Quando a frigideira estiver quente, disponha as rodelas de banana. Cozinhe um minuto em cada lado até caramelizarem. Retire cuidadosamente as rodelas de banana da frigideira. Divida as papas de aveia por duas taças e decore com as bananas caramelizadas. Junte as raspas de chocolate preto, um fio de mel e os seus toppings preferidos. Acrescente um pouco mais de leite de coco e amêndoa e… delicie-se sem remorsos!

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest