papas de millet com café, mirtilos, chocolate e avelã, um pequeno-almoço vegan, sem glúten e sem lactose

    Cremoso. Saudável. Delicioso. Saudável. Viciante. Saudável. Sem glúten. Saudável. OK. Acho que já me estou a repetir, mas fico neste estado quando descubro uma receita com um aspeto deste e, ainda por cima, saudável! Juro que não escrevo mais a palavra “saudável” até ao fim deste post! Então se adorar café como eu, vai amar esta receita do blog Eat Better Not Less. E tem a originalidade de ser feita com millet que, se o deixar apurar ao lume durante algum tempo, fica super cremoso. 

    Só precisa de água, um café expresso, uma pitada de sal, millet, leite de amêndoa ou avelã e xarope de ácer. Como toppings, pode usar mirtilos frescos, pepitas de cacau, chocolate vegan, avelãs tostadas e esmagadas e manteiga de amêndoa ou de amendoim natural. Ah! No final, reserve um pouco de canela em pó.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, espreite aqui a receita original.

    2.jpg

     

    Ferva a água numa panela juntamente com o café expresso e o sal. Depois de levantar fervura, acrescente o millet e reduza para lume médio. Deixe cozinhar durante 5 a 7 minutos.

    Junte o leite aos poucos, vá mexendo e acrescente o xarope de ácer. Reduza o lume um pouco mais e deixe cozinhar durante mais 10 minutos. Vá mexendo de vez em quando. Se achar que precisa, acrescente um pouco mais de leite, dependendo da consistência.

    Transfira as papas de millet para uma taça, junte o chocolate vegan partido em pedaços e mexa uma a duas vezes de forma a que o chocolate derreta ligeiramente nas papas ainda quentes. Decore com os mirtilos, as pepitas de cacau, a manteiga de amêndoa ou de amendoim e as avelãs tostadas. E já agora, finalize com um twist: misture numa tacinha, 100 ml de leite de amêndoa ou de avelã, uma colher de chá de canela e duas a três colheres de chá de xarope de ácer e espalhe por cima das papas de millet.

    Não é deliciosamente irresistível? Ainda por cima é saud… ah, é verdade jurei que não ia voltar a escrever esta palavra hoje. Desculpem. Sou obcecada.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: eat better not less

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *