Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

papas de quinoa com dióspiro, amêndoas e coco tostado, um pequeno-almoço saudável com poucas calorias

Hoje fiz uma descoberta que pode mudar a minha vida, ou melhor, a minha alimentação. Sou fã de dióspiros. Confesso que, por ignorância, entrou na minha vida demasiado tarde. Sim, admito. Foi o meu querido Marido Mistério que me apresentou ao dióspiro. Foi um momento que vai ficar para sempre guardado na minha memória:

- Ela, é o dióspiro. Dióspiro, apresento-te a Ela. E Ela vai adorar-te.

Foi de facto amor à primeira trinca. Ele conhece-me bem. Mas convenci-me, não sei porquê, talvez por ser muito doce, que o dióspiro era demasiado calórico para as minhas eternas dietas. Erro. Ignorância pura. Não é que o dióspiro tem poucas calorias? Sabia que 100 gramas de dióspiro têm apenas 58 calorias? Só para ter uma ideia: 100 gramas de uma maçã com casca têm 57 calorias! Sabia? Pois, eu não. Por isso, lá terei de comprar um carregamento de dióspiros. Que grande maçada! Lá terá que ser! E até já descobri um pequeno-almoço à altura: esta maravilhosa receita do blog Happy Hearted Kitchen. Não passa de hoje!

Só preciso de dióspiros, água, canela, cardamomo em pó, quinoa, leite de amêndoa, amêndoas e flocos de coco tostados (ou outros frutos secos e sementes que preferir) e mel ou xarope de ácer.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

quinoa-porridge-022.jpg

 

Corte um dióspiro em pequenos cubos e coloque-o numa panela pequena, em lume médio, com 1/4 de chávena de água e as especiarias.

Deixe ferver durante 5 minutos até os dióspiros ficarem macios.

Quando o líquido na panela começar a reduzir, junte a quinoa, mais 1/4 de chávena de água e uma chávena de leite de amêndoa. Deixe ferver e, depois, reduza para lume brando, deixando cozinhar durante 13 a 15 minutos. Vá mexendo várias vezes, sobretudo no fim, para evitar que a mistura se cole ao fundo do tacho e para que as papas fiquem bem cremosas.

Quando o líquido estiver quase todo absorvido, retire do lume, tape e deixe assentar durante 5 minutos. Retire a tampa e mexa.

Divida as papas de quinoa por duas taças e ponha, por cima de cada uma, 1/4 de chávena de leite de amêndoa, dióspiros frescos cortados em pedaços, amêndoas e flocos de coco tostados. Finalize com um fio de mel ou de xarope de ácer e sirva-as quentes.

 

Leia ainda: 

 

Uma ótima e pouco calórica sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: happy hearted kitchen