Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

parfait de banana, granola e caramelo de tâmaras, o lanche que ele fez para animar a sessão de estudo cá de casa

Sessão de estudo cá em casa é sinónimo de lanche supresa para animar estas pobres almas que se acham umas injustiçadas porque, coitadinhas, têm que estudar. Até parece que são as únicas crianças no mundo que têm de empinar calhamaços e calhamaços. Eu bem que lhes explico que todos nós passámos por isso e sobrevivemos. Mas o ar de sofrimento é tal que acabo sempre por procurar alguma coisa para os animar. Mas, nesta casa, as coisas estão muitíssimo bem definidas: eu sou o ser pensante e intelectual, Ele põe a mão na massa.

Por isso, enquanto eu procurava explicar o sinónimo de “ímpia” ou “cupidez” a um e o porquê da expressão “Cortina de Ferro” durante a Guerra Fria a outro, o meu querido Marido Mistério foi para a cozinhar preparar este lanche especial para os miúdos e, para mim, claro, que também mereço. No nosso caso, foi um lanche, mas esta receita do imbatível blog Top with Cinnamon pode ser perfeitamente um fantástico pequeno-almoço ou uma deliciosa sobremesa.

Só precisa de uma banana madura, de iogurte grego, extrato de baunilha, granola e caramelo de tâmaras (não se assuste: já explico a receita). Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes, espreite aqui a receita original.

Banoffee-Parfait-x-51 (1).jpg

 

Corte a banana às rodelas. Numa taça pequena, misture o iogurte e o extrato de baunilha. Distribua os ingredientes por copos altos da seguinte forma: primeiro duas colheres de chá de granola, algumas rodelas de banana, depois uma colher de chá de caramelo de tâmaras e finalmente duas colheres de sopa de iogurte grego. Repita o processo. No fim, termine com o que lhe resta da granola, da banana e do caramelo.

Para fazer o caramelo de tâmaras, junte no liquidificador 1/3 de uma chávena de tâmaras picadas e sem caroço, com 1/3 de uma chávena de leite, meia colher de chá de extrato de baunilha e uma pitada de sal. Misture bem até ficar com uma consistência macia. Depois coloque num tacho em lume brando durante cinco a dez minutos, até caramelizar e reduzir. Deixe arrefecer antes de colocar no parfait.

 

Um ótimo sábado (de preferência longe dos livros de estudo),

Ela

 

receita e foto: top with cinnamon

5 comentários

Comentar post