peitos de frango com mac and cheese, uma tentação para toda a família

    Não é propriamente uma receita light, mas faz a alegria de qualquer criança… e de qualquer adulto, a verdade é essa. Se eu pudesse, se não engordasse cada vez que respiro, devorava esta receita do blog Cafe Delites ao almoço e ao jantar, várias vezes por semana, na boa. Mas infelizmente a minha provecta idade e a insuportável da minha balança não me permitem tal devaneio. Por isso, esta receita é para todos aqueles privilegiados para quem a expressão “dieta” é uma realidade distante e até mesmo longínqua. Vai ver que depois de experimentar esta maravilha não vai querer voltar ao mac and cheese normal.

    Para fazer esta tentação, vai precisar de peitos de frango sem pele, sal e pimenta, paprika, salsa seca, azeite, manteiga, cebola picada, alho picado, vinho branco (opcional, pode usar caldo de galinha, se preferir), tomate seco em azeite, farinha, caldo de galinha, natas light ou leite, ervas aromáticas secas, massa cotovelinhos, espinafres baby, queijo parmesão ralado, queijo mozzarella ralado, queijo cheddar ou Gruyère ralado e salsa picada.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    One-Pot-Garlic-Tuscan-Chicken-Mac-And-Cheese-IMAGE

     

    Comece por temperar o frango com sal, pimenta, paprika, salsa seca e duas colheres de chá de azeite.

    Aqueça o resto do azeite numa frigideira grande e funda, em lume médio alto. Junte o frango e sele de um lado e de outro até ficar dourado, mas cozinhado por dentro, até deixar de ficar cor de rosa.

    Transfira o frango para um prato quente, embrulhe-o em papel de alumínio e reserve.

    Junte agora à mesma frigideira a manteiga e frite a cebola e o alho, mexendo de vez em quando, durante cerca de 2 minutos, até a cebola começar a ficar transparente. Acrescente o vinho branco e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos, ou até começar a reduzir.

    Adicione o tomate seco juntamente com duas colheres de sopa do azeite do frasco e deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos, para deixar libertar os aromas.

    Junte agora a farinha e deixe ao lume durante mais um minuto. A seguir, acrescente o caldo, as natas ou o leite, as ervas aromáticas, tempere com sal e pimenta e reduza para lume brando.

    Junte os cotovelinhos e vá mexendo de vez em quando, em lume médio, até começar a ferver. Reduza novamente para lume brando e deixe cozinhar durante 9 a 10 minutos até o molho engrossar e os cotovelinhos estiverem al dente. Adicione os espinafres e mexa até começarem a murchar.

    Retire a frigideira do lume e junte agora os queijos rapidamente. Ajuste os temperos (sal e pimenta) e se o molho estiver demasiado espesso, acrescente um pouco mais de leite ou natas, mas não se esqueça que o molho normalmente engrossa quando arrefece.

    Corte os peitos de frango em tiras e envolva-as na massa com o molho de queijo. Decore com salsa e sirva logo!

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cafe delites

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *